Como calcular o tempo de geração durante a fase exponencial
Chad Baker/Photodisc/Getty Images
Em microbiologia, o tempo de geração é usado para calcular o tempo que é necessário para que a bactéria aumente em número ou massa. Existem dois principais tipos de crescimento, sendo o primeiro conhecido como crescimento aritmético, que é o crescimento de uma única unidade após cada tempo de geração; o segundo é o crescimento logarítmico ou exponencial, em que o número de unidades celulares ou a quantidade de massa celular é dobrado após cada tempo de geração.
Step 1
Determine o período de tempo que será utilizado para calcular o tempo de geração da bactéria, podendo este variar de poucos minutos a algumas horas.
Step 2
Utilize um método que indique o quanto a bactéria cresceu no intervalo de tempo definido no passo anterior; o mais comum é a contagem do número de células que cresceram ao longo do período.
Step 3
Determine o número de gerações calculando o log de base 2 do número de crescimento do passo anterior. Por exemplo, se houve um aumento de 64 em número de células, então o número de gerações deve ser igual ao log de base 2 de 64, ou 6. Essa fórmula é utilizada porque a quantidade celular dobra a cada tempo de geração na fase exponencial.
Step 4
Utilize a fórmula "tempo de geração = tempo decorrido / número de gerações" para calcular o tempo de geração durante a fase exponencial. Se, para o exemplo acima, o aumento de 64 foi observado em um intervalo de uma hora, o tempo de geração deve ser 1 hora / 6 = 10 minutos.
Referências
Sobre o Autor
Suman Medda holds a B.S. in biomedical engineering with a specialty in tissue engineering. His biomedical research abstracts have been featured in the Southeastern Surgical Conference. He enjoys technical and scientific writing and has been writing since 2007.
Créditos Fotográficos
Chad Baker/Photodisc/Getty Images