Como preparar uma solução de Iodo

••• Beaker With Blue Liquid image by explicitly from Fotolia.com

O estoque comum de iodo, mais conhecido como Iodo de Lugol, pode ser usado para preparar soluções para testes laboratoriais, projetos de ciências e outros. A solução é criada usando equipamentos de química clássica, como béquer, chapa de aquecimento, cilindro graduado, proveta e bagueta, junto com as quantidades corretas de compostos iodados e água destilada. Esse tipo de água evita que os contaminantes encontrados em água corrente afetem seus dados. O processo de criar a solução é rápido e leva aproximadamente 20 minutos.

Passo 1

Coloque um béquer com 2 litros de água destilada para ferver em uma chapa de aquecimento. Aquecer a água removerá os contaminantes que poderiam causar imprecisões em seu experimento e resultados finais.

Passo 2

Despeje 2 gramas de iodeto de potássio em uma proveta de um litro.

Passo 3

Encha a proveta com o iodeto de potássio com água até que o menisco atinja a marca de 200 ml. Já que a linha da água é curva em uma proveta, o menisco representa a parte inferior da curva.

Passo 4

Misture a solução de água e o iodeto de potássio com uma bagueta de metal até que ele se solubilize completamente na água.

Passo 5

Coloque 1 grama de pó iodado em uma proveta de 1 litro e misture com uma bagueta de metal até que o pó desapareça da solução.

Passo 6

Continue a acrescentar e misturar água destilada até que o menisco atinja a marca de 1 litro.

Passo 7

Transfira a solução para um recipiente de vidro e guarde-o à temperatura ambiente até que ela esteja pronta para uso.

Mais recentes

×