×
Loading ...

Como dissolver carbonato de sódio em água

O carbonato de sódio é uma combinação de sal de sódio e de ácido carbônico. O composto químico é representado como Na2CO3. Ele também é conhecido como carbonato de sódio ou bicarbonato de sódio. É comumente utilizado em piscinas para elevar o nível do pH ou em água da torneira, como purificador de água, por isso dissolve-lo em água é uma aplicação muito importante. No entanto, a temperatura à qual é dissolvido em água é importante notar, porque uma tentativa inadequada de dissolvê-lo pode anular seus efeitos.

Instruções

A dissolução de carbonato de sódio em água não é difícil, mas é importante seguir as instruções (Beaker With Blue Liquid image by explicitly from Fotolia.com)
  1. Preencha sua proveta com qualquer quantidade de água a qual você gostaria de dissolver o carbonato de sódio. É preciso ter, pelo menos, duas vezes mais água do que carbonato de sódio, para garantir que tudo se dissolva corretamente.

    Loading...
  2. Mergulhe o termômetro na proveta para determinar se a água está acima de 36 °C. Se estiver abaixo, hepta e decahidrato irão se formar no topo da sua solução, o que será difícil de incorporar novamente na solução.

  3. Adicione o carbonato de sódio na água.

  4. Misture a solução com a vara de vidro até que o carbonato de sódio tenha incorporado na água formando uma solução homogênea.

Loading...

Dicas

  • Você pode usar praticamente qualquer recipiente para criar sua solução. É aconselhável utilizar uma proveta, porque é mais fácil de se fazer as medições exatas, mas ela não é absolutamente necessária. O carbonato de sódio é levemente corrosivo, então não use um recipiente de plástico fino.

O que você precisa

  • Carbonato de sódio (em pó)
  • Água
  • Termômetro
  • Proveta (opcional)
  • Vara para misturar (vidro)

Referências

Loading ...
Loading ...