Como calcular a metragem quadrada de uma área com muitas curvas

••• Comstock/Stockbyte/Getty Images

Encontrar a metragem quadrada de uma área é tão simples quanto multiplicar o comprimento pela largura. Entretanto, se você tiver uma sala ou uma área externa com muitas curvas, o cálculo da área quadrada pode trazer mais de um problema, porque é praticamente impossível tomar as duas medidas e jogá-las na calculadora. Entretanto, com uma folha de papel e uma tesoura, você terá a sua área quadrada calculada em pouco tempo.

Passo 1

Desenhe um esboço no papel da área que deseja medir. Não precisa seguir a escala, mas tente desenhar uma representação da área tão precisa quanto puder.

Passo 2

Recorte sua figura do papel.

Passo 3

Use a tesoura para recortar qualquer forma de retângulo do seu pedaço de papel. Por exemplo, uma forma de circuito de corrida tem um retângulo ou um quadrado no centro.

Passo 4

Corte as formas seguintes dos pedaços de papel restantes, como você os nota: triângulos, círculos e elipses (formatos de ovo).

Passo 5

Para qualquer pedaço de papel restante, aproxime uma das formas listadas acima. Identifique a forma que o pedaço de papel mais se assemelha. Veja se você consegue fazer o pedaço parecer com um determinado formato cortando um pouco mais. Quanto mais seus pedaços de papel parecerem com formas regulares, mais precisa a medida da área de seu quadrado será.

Passo 6

Calcule as áreas do quadrado das peças individuais de papel, então junte-as. Por exemplo, se você tiver dois quadrados, um semicírculo e um triângulo, some a área do quadrado, do semicírculo e do triângulo usando as seguintes fórmulas: Quadrado: base x altura Triângulo: 1/2 base x altura Semicírculo:1/2 x 3,14 x raio x raio

Mais recentes

×