Como calcular "mg" por "ml"

••• Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Calcular miligramas (mg) por mililitro (ml) é uma tarefa comum, ao trabalhar com todos os tipos de produtos químicos. Esse cálculo é especialmente importante ao determinar dosagem de remédios, já que o ingrediente ativo na maioria dos remédios é encontrado na forma líquida e é medido em mg por ml ou uma porcentagem equivalente. Uma unidade de 1 mg é igual a 0,001 g. Uma unidade de 1 ml e igual a 0,001 l e é equivalente a 1 cm³.

Passo 1

Procure a densidade do material, seguindo uma tabela de densidades (veja a seção Referências), caso deseje determinar quantos miligramas são encontrados em 1 ml do material. A densidade é geralmente expressada como a proporção do peso em uma quantidade igual do volume de água. Assim, a densidade da gasolina relacionada à água é de 0,70.

Passo 2

Multiplique a densidade do material por 1000, para encontrar a quantidade de miligrama por mililitro. No caso da gasolina, multiplique 0,70 por 1000. Assim, existe 700 mg de gasolina em 1 ml de gasolina.

Passo 3

Converta a porcentagem do remédio de miligrama por mililitro. A maioria dos remédios contam com o ingrediente ativo dissolvido na água. A quantidade do remédio é geralmente listada como a porcentagem do peso da água. Um remédio pode apresentar uma solução de 2,5%, o que significa que 2,5% do peso do líquido é o ingrediente ativo.

Passo 4

Multiplique a porcentagem pelo peso e por 1000, para encontrar a quantidade de miligrama por mililitro. Assim, na solução de 2,5%, será necessário multiplicar 0,025 por 1000, que é igual a 25 ml. Desta forma, há 25 mg do remédio em 1 ml da solução.

Mais recentes

×