Como calcular a quantidade de vergalhões baseado em metros quadrados e no centro

••• worker in pool image by jimcox40 from Fotolia.com

Calcule a quantidade de reforços de aço (vergalhões) com base nos metros quadrados no centro, coletando informações sobre o tamanho físico do projeto em estudo com um instrumento para fazer as medições e uma calculadora para ajudar com a aritmética. Observe se o projeto tem o formato de um retângulo, quadrado ou alguma outra forma. Embora cálculos semelhantes determinem os vergalhões necessários para quase todas as formas bidimensionais, essa discussão só aborda o cálculo de vergalhões em uma laje retangular de concreto.

Identifique, meça e calcule

Passo 1

Antes de descobrir a quantidade de vergalhões necessária para reforçar uma laje retangular de concreto, chame o lado mais longo do retângulo de "longitudinal" e o lado mais curto de "latitudinal." Em seguida, determine o tamanho dos espaços entre as barras de reforço em ambas as direções (longitudinal e latitudinal). Note que os vergalhões formam uma grade após a colocação, com os mais longos indo em uma direção, enquanto os mais curtos ficam perpendiculares a eles.

Passo 2

Meça o comprimento longitudinal do retângulo. Divida a distância medida pelo tamanho do espaço entre os vergalhões latitudinais, e em seguida, some um vergalhão ao resultado. Isso determina o número de vergalhões necessários no sentido latitudinal.

Exemplo: Quando um comprimento longitudinal é de 6 m e o tamanho dos espaços entre os vergalhões latitudinais tem um diâmetro igual a 40 cm, deve ser feito o seguinte cálculo: 1. Converta o comprimento longitudinal para centímetros: 6 m*100 = 600 cm. 2. Divida o número de centímetros pelo tamanho dos espaços entre as barras de reforço latitudinais: 600 cm dividido por espaços de 40 cm equivale a 15 vergalhões. 3. Some um vergalhão ao número resultante: 15 vergalhões mais 1 é igual a 16 barras de reforço.

Em seguida, meça o comprimento latitudinal do retângulo. Divida a distância medida pelo espaço entre as barras longitudinais de reforço e some um vergalhão ao resultado. Isso determina o número de barras de reforço necessárias na direção longitudinal.

Exemplo: Quando um comprimento latitudinal é de 4,8 m e o tamanho dos espaços longitudinais entre os vergalhões é de 40 cm, deve se fazer o cálculo seguinte: 1. Converta o comprimento longitudinal para centímetros: 4,8 m*100 = 480 cm. 2. Divida o número de centímetros pelo tamanho dos espaços entre as barras de reforço longitudinais: 480 cm dividido por espaços de 40 cm equivale a 12 vergalhões. 3. Some um vergalhão ao número resultante: 12 vergalhões mais 1 é igual a 13 barras de reforço.

Passo 3

Multiplique o número de vergalhões longitudinais pelo comprimento. Em seguida, multiplique o número de barras latitudinais pelo comprimento. Some os dois valores para determinar a metragem linear total de vergalhões necessária para fazer o trabalho. 1. Multiplique o comprimento dos vergalhões longitudinais pelo número necessário: 6 m vezes 13 barras é igual a 78 m de vergalhão. 2. Multiplique o comprimento dos vergalhões latitudinais pelo número necessário: 4,8 m vezes 16 barras é igual a 76,8 m de vergalhão. 3. Some os resultados: 78 m + 76,8 m é igual 154,8 m de vergalhões.

Mais recentes

×