×
Loading ...

Como calcular velocidade com diâmetro do pneu e relação de transmissão

A relação de transmissão e o diâmetro do pneu podem ter um efeito no desempenho e na velocidade do veículo. Uma relação de transmissão menor e um maior diâmetro de pneu podem significar menos rpm viajando à mesma velocidade e distância. Com uma fórmula e as informações corretas, é possível calcular a velocidade do veículo com base no tamanho dos pneus e a relação na qual as engrenagens grande e pequena giram em relação uma à outra.

Instruções

A interação entre as engrenagens menor e maior fornece a relação de transmissão (gear image by Orlando Florin Rosu from Fotolia.com)
  1. Meça o diâmetro do pneu com a trena em centímetros. Comece na borda e meça até a borda oposta. Por exemplo, use um diâmetro de pneu de 45 cm.

    Loading...
  2. Descubra a relação de transmissão. Conte os dentes das engrenagens maior e menor. Por exemplo, se a maior tiver 30 dentes e a menor 20, divida a maior pela menor para obter um valor de 30/20 = 1,5. A relação de transmissão seria 1,5 para 1, escrito como 1,5:1. Ela significa que, para cada rotação que a engrenagem maior fizer, a menor faz 1,5 rotação.

  3. Encontre a razão final do motor. Ela representa a quantidade de vezes que o motor gira ao mesmo tempo que a transmissão faz uma volta inteira. Essa informação pode ser encontrada no manual do veículo ou por meio de um teste em uma oficina mecânica. Por exemplo, use 0,8 para 1 (0,8:1) como a razão final.

  4. Multiplique a razão final do motor pela relação de transmissão para descobrir a relação "overdrive". Por exemplo, se relação de transmissão for 1,5 e a razão final por 0,8, a relação overdrive é 1,5 x 0,8 = 1,2.

  5. Encontre o valor rpm que deseja usar para o cálculo. Por exemplo, se desejar calcular a velocidade a 2.000 rpm, o valor rpm seria 2.000.

  6. Calcule a velocidade com a equação (rpm x diâmetro do pneu) / (razão final x 537) = velocidade em km/h. O valor ''537'' é uma constante usada na fórmula. Por exemplo, obtenha os valores dos Passos 1 ao 4 e insira-os na equação para encontrar a velocidade: (2.000 x 45) / (1,5 x 537) = 111,73 km/h

Loading...

O que você precisa

  • Trena

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...