Como calcular as vendas líquidas?

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

As vendas líquidas de uma empresa representam o fluxo de dinheiro que entra. Na contabilidade, elas são basicamente o lucro de operação e são apresentadas nos recebimentos. É importante saber a diferença entre o lucro líquido e as vendas líquidas. Vendas líquidas levam em consideração as reduções diretamente associadas com a venda de produtos, enquanto o lucro líquido é o total das vendas e então desconta-se os gastos do negócio, como custos de materiais e salários. Entenda como calcular as vendas para entender mais de contabilidade e rentabilidade.

Passo 1

Some toda a receita de todas as fontes para determinar sua receita bruta, incluindo recibos de dinheiro e cartões de crédito.

Passo 2

Deduza os retornos. É inevitável que uma empresa receba um número de devoluções. Fabricantes e distribuidores geralmente possuem uma política de devolução aberta para vendedores. Ao encontrar a venda líquida, você precisa de um total de devoluções recebidas durante o ano. Subtraia a quantidade em reais de sua receita bruta.

Passo 3

Deduza os pagamentos para danos e perdas. Eles são similares às devoluções, com uma diferença importante. No caso de itens serem danificados durante a entrega ou um problema com a qualidade (como livros que possuem capas erradas), o comprador aceitará um ajuste no valor do produto ao invés de devolver o item pelo preço integral. Depois de deduzir as devoluções, diminua o valor dos ajustes feitos ao preço de venda devido a problemas com os produtos.

Passo 4

Diminua os descontos dados nas vendas. Se você estava fazendo um desconto especial ou ofereceu a um cliente especial como um incentivo (em negócios entre empresas é comum dar descontos para pagamentos efetuados antecipadamente), então calcule o valor dos descontos e subtraia do total (depois das devoluções e ajustes). O valor final é a sua venda líquida.

Mais recentes

×