Como saber se o seu caramujo de água doce está morto

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Caramujos de água doce podem aparecer mortos em aquários, mas muitas vezes apenas permanecem inativos por muitos dias. Por vezes, os caramujos flutuam até a superfície da água devido ao ar nos pulmões. Se você suspeitar de que o caramujo morreu, é preciso removê-lo da água com cuidado para inspecioná-lo. Deixar um caramujo morto em um aquário pode resultar na propagação de doença. Antes de descartar o caramujo, inspecione-o cuidadosamente para garantir que ele esteja realmente morto e não apenas inativo.

Passo 1

Retire o caramujo da água e localize a abertura perto do corpo da casca. Sinta o cheiro da casca com cuidado; se ela estiver cheirando a podre, o animal morreu.

Passo 2

Examine o caramujo com cuidado. Se o corpo do animal não estiver mais dentro de sua casca ou se ele sair de sua casca mas não se mover, pode ser que esteja morto.

Passo 3

Localize a abertura do corpo do caramujo. Ela permanece fechada quando ele está vivo, mas fica aberta quando ele está morto.

Passo 4

Segure a casca do caramujo de frente para uma fonte de luz, como uma lanterna. Procure por batimentos cardíacos para determinar se o animal permanece vivo. Você só poderá ver seus batimentos cardíacos se for um caramujo jovem e de casca fina.

Mais recentes

×