×
Loading ...

Carrapatos em papagaios

Os papagaios são animais domésticos engajados que podem aprender a imitar seus donos e falar frases curtas. Essas aves tropicais com bicos fortes em forma de ganchos, cabeças com cristas e plumagem de cores vivas são vulneráveis à carrapatos. Esses parasitas chegam na primavera, somem no outono e apresentam uma ameaça grave para a saúde de papagaios. Dentre as 850 espécies conhecidas de carrapatos, algumas carregam doenças que matam papagaios.

Não é incomum papagaios terem carrapatos (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Como os papagaios pegam carrapatos

Os papagaios que vivem do lado de fora têm tendência a pegar um carrapato. Esses que brincam ou acompanham seus donos ao ar livre também correm risco. As aves pegam carrapatos de aves selvagens que cercam gaiolas e de aves resgatadas em gaiolas que ficam por perto, e também com o contato com pássaros selvagens. Os carrapatos ficam esperando por hóspedes no topo do talo da grama e em folhas, sentindo o calor e o movimento de vítimas potenciais. Eles não pulam, mas escalam os novos hóspedes. Esses parasitas grudam às partes dos papagaios que aves não conseguem alcançar com os bicos. Quando for procurar carrapatos, preste bastante atenção nas áreas da cabeça e no pescoço. Eles grudam com suas bocas que resistem fortemente à remoção e se assemelham a arames farpados. As substâncias químicas na saliva deles formam uma "cola" que os liga ao hospedeiro. Uma vez que estiverem totalmente alimentados, eles deixarão os papagaios, deixando para trás hospedeiros esgotados que também podem ter sido infectados por doenças transmitidas pelo sangue que os carrapatos carregam.

Loading...

Hábitos alimentares de carrapatos

Uma vez que agarram firmemente em seus hóspedes, os carrapatos injetam um anticoagulante para prevenir que o sangue da vítima coagule e que a ferida cicatrize. Eles bebem dos hóspedes por vários dias antes de ficarem cheios e irem embora. Alguns consomem de 200 a 600 vezes o tamanho de seus corpos do sangue de papagaio. Enquanto aqueles ainda não alimentados são pequenos, os alimentados são mais fáceis de serem vistos; eles lembram grãos pretos de café que medem de 4 a 6 mm de comprimento. Os perigos para os papagaios da mordida dos carrapatos incluem o risco de doenças, como anaplasmose e babesiose. As doenças são transmitidas quando eles se soltam dos animais infectados depois de obter uma refeição parcial e, em seguida, vão se alimentar de outros papagaios.

Tratamento

Se você suspeita que o seu papagaio está mostrando sinais de doenças transmitidas por carrapatos, procure ajuda veterinária imediatamente. Fique atento para aves anêmicas com rostos inchados ou pálpebras fechadas. Feridas e sangramento ao redor do pescoço são outros sinais de que carrapatos estão se alimentando dele. O carrapato que causou a doença pode não estar mais ligado a ele; ele pode já ter se alimentado e ido embora. De acordo com Neil Forbes, especialista em Medicina e Cirurgia Aviária, metade das aves não tratadas que foram infectadas por doenças transmitidas por carrapatos morre. A maioria foi encontrada morta na gaiola por seus donos, mas mais de 4/5 das aves tratadas sobreviveu. As doenças transmitidas por carrapatos em uma ave não são contagiosas para aves na mesma gaiola. Remover os carrapatos de aves saudáveis com pinças requer habilidade e força. Sempre há uma chance de que o material infectado do carrapato seja espremido para dentro do corpo do papagaio. Um método menos invasivo envolve pendurar um papel toalha branco dentro da gaiola para pegar carrapatos que são atraídos por objetos brilhantes.

Prevenção

Prevenir que carrapatos aparecem em um aviário ao ar livre envolve cortar ramos de árvores pendurados, onde aves selvagens se alojam. Depois de descobrir um papagaio infectado na gaiola, cheque escrupulosamente todos os outros animais atrás de carrapatos, passe spray com uma solução anti-parasita recomendada por um veterinário e limpe as gaiolas minuciosamente para pegar quaisquer carrapatos descansando no chão. As gaiolas suspensas oferecem um nível maior de segurança, especialmente se você tiver aves que comem carrapatos embaixo desses papagaios.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...