Mais Artigos
- Quanta água um bambu da sorte precisa?
- Como remover permanentemente ervas daninhas e outras folhagens em pedras na calçada
- Manchas escuras e arredondadas nas folhas de manjericão
- Como salvar uma planta fertilizada em excesso
- Como impermeabilizar vasos de cimento corretamente para suas plantas não morrerem
O que causa pontos pretos e áreas mortas na ponta das folhas de plantas dentro de casa?
Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images
As plantas internas adicionam cor e vida a um ambiente, mas exigem o mesmo, se não mais, do que as plantas ao ar livre. É mais fácil manipular as condições de crescimento em um interior, entretanto, se não forem mantidas corretamente, as plantas terão muitos problemas. Identificar os sintomas da planta ajuda a saber qual a melhor solução.
Falta de umidade
O ar seco em um interior priva as plantas da umidade contida no exterior. O nível de umidade no ar afeta a quantidade de água perdida pela planta. Se o ar for muito seco, as bordas das folhas ficarão marrons. Para resolver o problema, borrife as plantas com água limpa de manhã cedo. Outra opção é colocar o vaso da planta em uma bandeja com pedras e despejar água sobre elas. Com a evaporação da água, uma cortina de umidade será criada em torno da planta, fornecendo umidade extra para as folhas. Além disso, evite colocar as plantas perto de saídas de ar.
Acúmulo de sal
o acúmulo de sal ocorre nas plantas por várias razões, como regas com água de torneira, fertilização e certas misturas no vaso. Ao longo do tempo, o sal se acumula na superfície para criar uma camada crocante branca que pode matar as folhas. Reduza o acúmulo de sal regando a planta de casa com água da chuva, não a deixando em uma bandeja da água, não usando fertilizante em excesso e, ocasionalmente, trocando a terra do vaso.
Irrigação imprópria
Uma das razões mais comuns para os problemas em plantas é a irrigação imprópria. As folhas da planta começam a ficar marrons nas bordas quando não recebem água suficiente. Embora a quantidade de água varie entre as espécies, permita que o solo seque entre cada regada e regue completamente até que a água saia pelos furos de drenagem. Não deixe a planta em uma bandeja de água, pois isso pode levar a doenças fúngicas.
Pontos na folha
Os pontos pretos ou marrons nas folhas de uma planta indicam uma infecção fúngica. Os fungos prosperam em condições úmidas e se abrigam nos restos mortos de plantas. Retire as folhas infectadas e regue com métodos adequados. Aplique uma mistura de Bordeaux, feita de sulfato de cobre e cal hidratado.
Fumagina
As manchas pretas de mofo em folhas ou caules indicam que a planta está desenvolvendo fumagina, que sai da planta facilmente com água morna ou álcool. A fumagina cresce no néctar excretado de certos insetos sugadores de seiva, como pulgões e cochonilhas. Para controlar a fumagina, controle as pragas das plantas. Borrife um sabão inseticida na planta longe da luz direta do sol. Existem sabões comerciais disponíveis, mas as versões caseiras também são eficazes. Faça um sabão caseiro de inseticida enchendo um frasco de spray com água e adicionando uma colher de detergente neutro. Misture bem e borrife na planta, inclusive na parte inferior das folhas.
Referências
- Clemson University Cooperative Extension Service: Distúrbios e doenças de plantas de casa [em inglês]
- The Organic Gardner's Handbook of Natural Pest and Disease Control; Fern Marshall
- The Complete Guide to Houseplants; Valerie Bradley
- The Houseplant Encyclopedia; Ingrid Jantra, et. al
Sobre o Autor
Nikki Walters has been a journalist since 2008. Her writing and photography have been featured in "Points North" magazine, "fitATLANTA Health and Fitness Magazine," "Seminole Chronicle" and "Moms Like Me" magazine. Walters received a B.S. in journalism from the University of Central Florida and is a graduate of the New York Institute of Photography. She is also a Florida master gardener.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images