×
Loading ...

O clorofito é venenoso para gatos?

Existem muitas plantas caseiras que podem ser tóxicas para os gatos se forem mastigadas ou ingeridas. Alguns deles as comem porque ficam entediados ou curiosos, enquanto outros, por não estarem recebendo vegetais ou legumes suficientes em sua alimentação. É importante verificar a toxicidade de uma planta antes de trazê-la para sua casa. Apenas colocar o vaso longe de onde os gatos ficam não adianta, pois não há garantia de que eles não possam chegar ao objeto.

Não tóxica

A Chlorophytum comosum, também conhecida como clorofito, gravatinha ou planta-aranha, geralmente não é tóxica para os gatos. Existem sete variedades desse tipo de planta caseira, com folhas entre 25 e 30 cm que pendem para baixo em ramos de 60 centímetros. As suas folhas são grossas e os gatos podem brincar, arranhar ou mastigá-las, e adoram comer suas flores quando elas desabrocham.

Loading...

Alergias

Embora essas plantas sejam, em sua maioria, não tóxicas, alguns gatos podem ser alérgicos a elas, tendo reações ao ingeri-las. Os sintomas dessas alergias podem incluir salivação excessiva, ânsias, vômitos e perda do apetite. Retirar essa planta de casa, bem como procurar um veterinário, deve resolver o problema.

Plantas similares

Os lírios-aranha são algumas vezes confundidos com plantas-aranha, por causa de seus nomes similares. Mas, enquanto as gravatinhas não são tóxicas, os lírios-aranha são, na verdade, altamente tóxicos aos gatos, assim como a maioria dos lírios. A ingestão de qualquer parte dessa planta pode causar danos irreversíveis aos rins, levando à insuficiência renal total e até mesmo à morte no intervalo de 36 a 72 horas.

Avisos

Caso ache que seu gato ingeriu uma planta tóxica, ou se ele está mostrando sintomas de uma reação alérgica logo após comer uma planta, leve-o a um veterinário imediatamente. Algumas plantas são tóxicas ao ponto de matar um gato em alguns dias; logo, ele deve começar um tratamento imediatamente, para que tenha chances de sobreviver.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...