Como colocar areia em um aquário

••• Aquarium image by crossgolfing from Fotolia.com

Peixes de aquário são animais de estimação que proporcionam relaxamento e são apreciados por quase todos. Faça de seu aquário um habitat mais natural, colocando areia no fundo dele. Alguns peixes e a maioria das plantas preferem quando há areia no aquário. A areia apresenta coloração clara e agradável, além de não necessitar de muita manutenção. Com apenas alguns passos simples você poderá colocar areia em seu aquário.

Passo 1

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Escolha qual areia é a melhor para o seu aquário e para o seu orçamento. Converse com o especialista de uma loja de animais. Peixes diferentes precisam de tipos de areia diferentes. As opções podem ser areia de aquário, areia média Quikrete pré-lavada, areia de filtro de piscina e areia barata de parquinho infantil, que pode ser encontrada em lojas locais. Escolha um tipo de areia que não altere o pH e não eleve o conteúdo de minerais da água. Quando estiver em uma loja de animais, converse com o atendente sobre um filtro também. Escolha um que tenha duas ou três vezes a capacidade de tanque do aquário.

Passo 2

Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Calcule a quantidade de areia necessária para seu aquário. Use uma calculadora de leito de areia, como, por exemplo, a que pode ser encontrada no site garf.org/calculators/SandBedCalculator.asp, para ajudá-lo a determinar quanta areia você vai precisar.

Passo 3

PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images

Prepare e limpe a areia antes de colocá-la no aquário. Pegue aproximadamente 7,5 litros de areia em um balde de 20 litros e encha-o usando uma mangueira. Coloque um bico de spray na mangueira e espirre no balde para agitar a areia e os resíduos na água. Remova a sujeira que se formar na superfície da água, inclinando o balde e despejando esta camada superficial. Use o spray e retire a sujeira até a água ficar limpa.

Passo 4

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Transfira a quantia desejada de areia do balde para o aquário usando uma espátula de jardim ou qualquer outro tipo de pá.

Passo 5

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Use um copo ou jarra para encher seu aquário com água de torneira filtrada. Deixe a areia assentar no fundo do aquário.

Passo 6

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Instale o filtro no aquário. Para aquários com areia, a maioria dos filtros ficará na lateral do tanque. Verifique as instruções dele antes da instalação.

Passo 7

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Passe o aspirador na superfície da areia a cada duas ou quatro semanas. Segure o aspirador a 1,5 cm acima da areia e evite sugá-la.

Mais recentes

×