Como colocar areia em um aquário

Colocar areia em um aquário requer apenas alguns passos simples

Aquarium image by crossgolfing from Fotolia.com

Peixes de aquário são animais de estimação que proporcionam relaxamento e são apreciados por quase todos. Faça de seu aquário um habitat mais natural, colocando areia no fundo dele. Alguns peixes e a maioria das plantas preferem quando há areia no aquário. A areia apresenta coloração clara e agradável, além de não necessitar de muita manutenção. Com apenas alguns passos simples você poderá colocar areia em seu aquário.

Step 1

Escolha o tipo de areia adequada

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Escolha qual areia é a melhor para o seu aquário e para o seu orçamento. Converse com o especialista de uma loja de animais. Peixes diferentes precisam de tipos de areia diferentes. As opções podem ser areia de aquário, areia média Quikrete pré-lavada, areia de filtro de piscina e areia barata de parquinho infantil, que pode ser encontrada em lojas locais. Escolha um tipo de areia que não altere o pH e não eleve o conteúdo de minerais da água. Quando estiver em uma loja de animais, converse com o atendente sobre um filtro também. Escolha um que tenha duas ou três vezes a capacidade de tanque do aquário.

Step 2

Calcule quanta areia irá precisar

Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Calcule a quantidade de areia necessária para seu aquário. Use uma calculadora de leito de areia, como, por exemplo, a que pode ser encontrada no site garf.org/calculators/SandBedCalculator.asp, para ajudá-lo a determinar quanta areia você vai precisar.

Step 3

Use uma mangueira para ajudá-lo a limpar a areia

PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images

Prepare e limpe a areia antes de colocá-la no aquário. Pegue aproximadamente 7,5 litros de areia em um balde de 20 litros e encha-o usando uma mangueira. Coloque um bico de spray na mangueira e espirre no balde para agitar a areia e os resíduos na água. Remova a sujeira que se formar na superfície da água, inclinando o balde e despejando esta camada superficial. Use o spray e retire a sujeira até a água ficar limpa.

Step 4

Transfira a areia com espátula ou pá

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Transfira a quantia desejada de areia do balde para o aquário usando uma espátula de jardim ou qualquer outro tipo de pá.

Step 5

Use um copo ou jarra para encher o aquário

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Use um copo ou jarra para encher seu aquário com água de torneira filtrada. Deixe a areia assentar no fundo do aquário.

Step 6

Instale o filtro no aquário

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Instale o filtro no aquário. Para aquários com areia, a maioria dos filtros ficará na lateral do tanque. Verifique as instruções dele antes da instalação.

Step 7

Passe o aspirador na areia

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Passe o aspirador na superfície da areia a cada duas ou quatro semanas. Segure o aspirador a 1,5 cm acima da areia e evite sugá-la.

×