×
Loading ...

Como colocar carpete em um quarto

Muitas pessoas gostam de colocar carpetes por causa de sua durabilidade, maciez e custo comparado à madeira. Eles também servem como isolante para o chão, um fato em importante para se levar em consideração no segundo ou terceiro andar de uma casa, onde o barulho pode ser levado para os quartos abaixo. Antes de comprar um carpete, escolha o material e a cor correta para o quarto. Se escolhidos e instalados corretamente, carpetes colocados de parede a parede devem durar sete anos ou mais.

Instruções

Com as ferramentas corretas, colocar carpete não é muito difícil (Burke/Triolo Productions/Brand X Pictures/Getty Images)

    Escolhendo um carpete

  1. Considere antes de tudo a quantidade de pessoas que caminharão e ficarão no quarto antes de escolher o carpete. Apesar de luxuosos, os de cores “cremosas” podem ser viáveis para quartos de adultos, um carpete mais escuro e fácil de limpar é melhor para quartos de crianças e de uma casa com bichos de estimação.

    Loading...
  2. Meça as dimensões exatas do quarto onde será colocado o carpete para poder determinar quantos metros quadrados serão necessários.

  3. Escolha um carpete que esteja dentro do seu orçamento. Se estiver procurando um produto de boa qualidade que dure muitos anos, você pagará em torno de R$ 60 por metro quadrado. Por esse preço, você conseguirá carpetes que, além de durarem mais, serão mais macios e mais densos.

  4. Compre um acolchoamento que deve ser instalado entre o chão e o carpete. Sua qualidade é tão importante quanto o carpete, pois fornece isolamento, maciez e apoio.

    Instalando o carpete em um quarto

  1. Prepare o chão varrendo ou passando um aspirador de pó minuciosamente e conferindo se não existem pedaços de madeira soltos. Se sua casa possuir duto de aquecimento, descubra a exata localização deles e marque o local para evitar martelar pregos nos dutos.

  2. Corte as tiras de madeira para que tenham pedaços com o comprimento de cada parede e pregue-as no chão usando os pregos de alvenaria, deixando um espaço de 30 cm entre a tira e a parede. Elas devem se juntar nos cantos do quarto e não devem ser instaladas nas entradas do quarto.

  3. Coloque o acolchoamento no chão, certificando-se de que o lado macio esteja virado para cima. As tiras de acolchoamento devem ser longas o bastante para alcançar as de madeira e devem ser pregadas no lugar usando o grampeador a cada 15 cm. Se o chão for feito de concreto ou tijolos, cole o acolchoamento e deixe-o secar antes de instalar o carpete.

  4. Confira se há sobreposição no acolchoamento. As costuras devem estar grudadas uma na outra, faça isso com fita adesiva.

  5. Corte o carpete do mesmo tamanho do quarto, com um adicional de 10 cm a 15 cm para cada lado. Se estiver instalando um de veludo, corte ao longo do apoio do carpete com a faca. Para um tradicional, corte através do seu lado principal.

  6. Coloque o carpete no chão. Se houver costuras, garanta que elas estejam indo nas mesmas direções e aplique a fita de costura sob cada uma delas com o lado pegajoso virado para cima. Uma vez colocada lá, pegue um ferro a vapor e passe com firmeza sobre a fita para que ela fique segura no chão.

  7. Coloque as pontas do carpete nas tiras de madeira que você já tinha instalado no chão. Use o "knee kicker". Posicione-o a 2,5 cm da parede e empurre a parte acolchoada do aparelho com o seu joelho para engatar o carpete de maneira firme nas tiras de madeira. Continue esse processo até todo o carpete estar engatado ao longo de todas as paredes.

  8. Corte os excessos de carpete das pontas do quarto e instale um controle de pontas em todas as entradas do quarto para que o carpete fique no lugar quando as portas forem abertas e fechadas.

Loading...

Dicas

  • Se você não possuir todas as ferramentas para instalar o carpete, alugue-as na loja de ferramentas mais próxima de sua casa.

O que você precisa

  • Faca
  • Tiras de madeira
  • Pregos de alvenaria
  • Martelo
  • Carpete
  • Acolchoamento
  • Grampeador
  • Fita adesiva
  • Fita de costura
  • Ferro a vapor
  • Knee kicker (ferramenta utilizada para posicionar o carpete)

Referências

Loading ...
Loading ...