Como colocar tijolos em chão de terra

••• Stack Em image by Epix from Fotolia.com

Construir um piso ou pátio de tijolos sobre a terra não é simplesmente achatar o chão e colocar os tijolos. Se o solo não estiver devidamente preparado, as placas sairão do lugar rapidamente, sucumbindo à erosão conforme o chão se desgasta. Com os passos certos, no entanto, um piso de tijolo sobre a terra pode durar décadas.

Passo 1

Marque a área para seu piso de tijolos. Trace com uma mangueira ou corda para determinar o formato. Coloque estacas de madeira verticalmente no solo ao longo da fronteira para marcar exatamente onde você terá que cavar. Idealmente, as estacas devem ficar a cerca de 45 cm a 50 cm no chão e espaçadas a cada 60 cm a 90 cm.

Passo 2

Cave de 20 cm a 25 cm de terra, deixando uma superfície plana, com uma ligeira inclinação. De acordo com o site Easy2diy.com, seu pátio deve ser inclinado de 2,5 cm a cada 1,2 m a 2,5 m para drenar.

Passo 3

Remova as estacas e forre o buraco com tecido de jardinagem. Use o tecido mais largo e grosso disponível e forre completamente o fundo e os lados do buraco, deixando 15 cem extras nas laterais.

Passo 4

Amontoe de 10 cm a 15 cm de cascalho no buraco e soque com uma placa compactadora movida a gás para que fique nivelado. De acordo com a revista "Reader's Digest", você pode comprar cascalho por metro cúbico ou tonelada: "Um metro cúbico, abrange cerca de 4,5 m² em 15 cm de profundidade no momento em que está compactado, e pesa 1,5 t."

Passo 5

Coloque de 2,5 cm a 4 cm de pó de pedra ou areia e compacte. Segundo a Reader's Digest, você precisará de cerca de 5 t de areia para cada 12 t de cascalho, incluindo areia para colocar entre tijolos.

Passo 6

Coloque os tijolos sobre a areia e compacte cada um para baixo com um martelo de borracha para evitar marcas. Certifique-se de que seus tijolos fiquem no nível.

Passo 7

Espalhe uma camada de areia ou pó de pedra sobre os tijolos e varra sobre o chão de pedra para preencher as fissuras entre os tijolos. Se você estiver usando pó de pedra, regue para fazer com que endureça e mantenha os tijolos mais firmes no lugar.

Passo 8

Dobre as bordas do tecido no chão de pedra e enterre sob a terra nas bordas do pátio para fixá-lo.

Mais recentes

×