×
Loading ...

Como começar um chiqueiro no quintal

Um chiqueiro no quintal pode ser uma maneira viável de complementar sua renda se você viver em uma fazenda ou área rural, porém existem certos padrões e regulamentações locais que devem ser seguidos caso queira ter sucesso com seu chiqueiro.

Instruções

Um chiqueiro no seu quintal pode lhe proporcionar uma renda a mais (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Verifique as leis na sua cidade ou estado contatando o departamento de licenças para se certificar de que seu chiqueiro não esteja infringindo a lei local.

    Loading...
  2. Comece pequeno. Antes de sair por aí comprando várias porcas, faça um teste com duas ou três para ter certeza de que consegue lidar com o trabalho e com o cheiro dos animais.

  3. Construa uma infraestrutura correta. Coloque uma malha de arame na parte frontal do chiqueiro para que você possa ter fácil acesso e para que possa ver seus animais; faça um chiqueiro grande, isolado e bem ventilado. O superaquecimento do local pode causar aborto espontâneo, e o resfriamento excessivo pode tornar os animais doentes.

  4. Mantenha a água sempre limpa e fresca, pois os porcos necessitam de um abastecimento constante, portanto deixe um cocho em cada setor do chiqueiro.

  5. Projete um sistema de drenagem que te permita lavar os porcos e o chiqueiro pelo lado de fora com uma mangueira, e que também dê vazão para a fossa séptica. Uma vala inclinada em direção à fossa resolverá seu problema.

  6. Além de lavar o seu chiqueiro todos os dias, use substâncias bactericidas capazes de matar os germes que possam infectar seus porcos.

  7. Observe bem seus porcos a fim de conseguir perceber se estão doentes ou se estão prestes a parir, e saiba bem quando você pode lidar com a situação ou quando deve chamar um veterinário.

  8. Não alimente suas porcas mais do que o necessário; uma boa medida para um bom peso seria de 1,2 Kg por dia para cada porca. Lembre-se de que uma fêmea magra pode dar à luz até 20 filhotes, enquanto que uma acima do peso dará à luz apenas oito.

  9. Pesquise a ideia de criação por engorda. Para este tipo de criação, compre porcos entre 30 e 45 dias de idade e alimente-os até que cheguem a 90 Kg, neste peso eles já estão prontos para serem vendidos. Essa criação evita que você mantenha porcas durante o ano todo.

Loading...

O que você precisa

  • Madeira
  • Malha de arame
  • Isolamento
  • Fonte de água
  • Fossa séptica
  • Cimento
  • Palha
  • Comida
  • Porcas

Referências

Loading ...
Loading ...