O que comer após uma extração de amídalas

Alguns tipos de comida deverão ser evitadas após a cirurgia

Imagine que você esteja com uma cirurgia para extração de amídalas marcada. É natural que pense quais tipos de alimento você deve guardar para poder comer. Seu médico lhe dará algumas sugestões, mas se desejar comprar algumas coisas antes da cirurgia, as sugestões a seguir são alguns dos alimentos mais fáceis de se comer após a operação.

Fluidos

Um dos cuidados mais importantes a se tomar após se submeter a uma extração de amídalas é manter-se hidratado, pois a desidratação poderá piorar a dor na garganta. Água e isotônicos são boas pedidas, assim como suco de maçã. Se você sentir vontade de tomar refrigerante, dê preferência àqueles que ficaram chocos. Líquidos quentes não são recomendados, assim como bebidas muito geladas. Ao retirar uma bebida diretamente da geladeira, é melhor deixá-la em temperatura ambiente por um tempo antes de ingeri-la. Apesar de algumas pessoas dizerem que é bom consumir bebidas geladas, o melhor é que elas estejam frescas.

Sorvete

Tomar sorvete após fazer uma extração de amídalas é bom, pois ele é macio e gelado, contudo, tomar muito sorvete pode causar aumento na produção de muco, o que é desconfortável para quem acabou de se submeter à essa cirurgia. O muco torna-se grudento, o que pode tornar o ato de engolir mais difícil e até doloroso. Tome um pouco de sorvete, mas limite sua ingestão para imediatamente após a extração das amídalas, se a produção de muco se tornar um problema.

Picolés e gelados

Picolés e gelados são boas opções de alimentos para após a extração das amídalas, e banana e root beer são dois bons sabores. Os mais cítricos podem incomodar, então, evite-os. Nenhum desses alimentos causará a produção de muco que o sorvete causa, o que faz deles boas alternativas.

Outros alimentos leves

Depois de enjoar de picolés e gelados, você pode passar a ingerir algumas comidas mais leves. Algumas opções são gelatinas, purê de maçã e sopas. Ovos mexidos também dão ao corpo a proteína necessária. Em seguida, você pode passar para macarrão com queijo bem cozido e purê de batatas.

Comidas a se evitar

Evite alimentos crocantes ou com pontas, como salgadinhos ou pizza. A ponta desses alimentos pode causar um corte na garganta, o que causaria um sangramento. Também se deve evitar pipoca, já que os grãos podem ficar presos na garganta. Evite alimentos e bebidas ácidas ou azedas, como suco de laranja, limonada e suco de tomate, pois eles incomodarão a região. Não coma alimentos apimentados até que a área já esteja cicatrizada.

eHow Brasil
×