Como manter um sorvete caseiro cremoso e sem ficar congelado
Comstock/Comstock/Getty Images
Ao fazer um sorvete do zero, não há nada como o gosto que ele possui quando sai da sorveteira, mas quando for armazenado no freezer poderá ficar duro e difícil de pegar com a colher. Há algumas pequenas modificações que podem ser feitas na receita para prevenir que o sorvete caseiro vire um bloco de cristais de gelo.
Step 1
Adicione 30 ml de álcool à receita de sorvete e prepare normalmente na sorveteira. O álcool vai diminuir o ponto de congelamento do sorvete e prevenir a formação de grandes cristais de gelo. Esse passo também funciona bem com sorbets e sherbets. O álcool não congelará, porém essa modificação não é apropriada para o consumo para crianças e pessoas com sensibilidade a álcool.
Step 2
Substitua o leite ou a mistura meio a meio de leite e creme na receita por creme de leite doce de consistência espessa. Ao usar mais gordura na mistura do sorvete, você a manterá mais macia e cremosa do que se usar leite.
Step 3
Esfrie bem os ingredientes do sorvete na geladeira, por pelo menos uma hora antes de colocá-los na sorveteira. Quanto mais gelados estiverem os ingredientes, antes de colocados na máquina, melhor. Como a mudança de temperatura dos ingredientes resfriados para congelados é bem menor do que se tivessem que passar da temperatura ambiente para congelados, a chance de formar cristais de gelo e endurecer o sorvete é reduzida.
Step 4
Deixe o sorvete descansar no balcão de quinze a vinte minutos antes de servir, para que ele fique mais macio e que alguns dos cristais de gelo derretam. Isso ajudará a ressaltar a cremosidade quando colocado na boca.
Mais Artigos
Créditos Fotográficos
Comstock/Comstock/Getty Images