O que se deve comer e beber para combater uma infecção urinária?
sugar image by Maria Brzostowska from Fotolia.com
A infecção do trato urinário (ITU) é a infecção mais comum que uma mulher pode experienciar. Uma em cada cinco mulheres será vítima dessa infeção pelo menos uma vez na vida. Para várias mulheres, o ITU é um problema recorrente. Os sintomas incluem febre, queimação ao urinar e necessidade constante de urinar. Entretanto, algumas alterações na alimentação, incluindo o aumento no consumo de água e vegetais de folhas verdes, podem ajudar a prevenir e combater a infecção. Durante o problema, deve-se evitar o açúcar, as frutas e o pão branco.
Suco de cranberry
cranberry soft drink image by samantha grandy from Fotolia.com
É clinicamente comprovado que o suco de cranberry (também chamado de oxicoco) é um agente antimicrobiano eficaz no tratamento prevenção de infecções na bexiga, de acordo com a publicação "The Natural Pregnancy Book". Beba 200 ml de suco de cranberry a cada quatro horas.
Uva-ursina
tea cup image by Ahmed Zahir from Fotolia.com
A uva-ursina, encontrada em lojas de alimentos naturais, é uma planta que age como diurético e antimicróbico. Mergulhe 1/4 xícara de folhas de uva-ursina e 1/4 xícara de raiz de malvarisco em um jarro de vidro. Prepare e beba a mistura à temperatura ambiente, até quatro xícaras por dia até acabarem os sintomas.
Água
Young woman drinking water. Woman With Water Glass. image by Monika 3 Steps Ahead from Fotolia.com
De acordo com a publicação "The Natural Pregnancy Book", beber bastante água é a melhor maneira de curar infecções na bexiga, pois ela ajuda os rins e a bexiga a funcionarem de forma eficaz, além de eliminar bactérias. Beba oito copos de 200 ml de água por dia e, se desejar, adicione um pouco de suco de limão para dar sabor.
Gorduras saudáveis
salmon image by cherie from Fotolia.com
As gorduras saudáveis encontradas em tabletes de óleo de peixe de alta qualidade e nas sementes de linhaça ajudam a combater infecções na bexiga. Anne Walters, uma parteira certificada, recomenda que as pessoas alimentem-se de cerca de 1000 mg de óleo de peixe por dia. Coma peixes como o salmão do Pacífico com moderação.
Vegetais
brussel sprouts image by Jale Evsen Duran from Fotolia.com
Tente ingerir vários vegetais com folhas verdes, como espinafre, couve-de-bruxelas, pimentões e alface. Evite cenoura, alface branco e batatas, pois eles contêm açúcar. Lembre-se: quanto mais verde, melhor.
Proteínas de alta qualidade
almonds image by Nicola Gavin from Fotolia.com
Tente ingerir proteínas de alta qualidade, como peru e frango. Sempre que possível, selecione variedades orgânicas. Além disso, adicione ovos, sementes e nozes cruas (como amêndoas e pecã) à sua dieta. Evite bacon, carne de porco, crustáceos e carne vermelha.
Referências
- "The Natural Pregnancy Book;" Aviva Jill Romm; 2003 [em inglês]
- National Kidney and Urologic Diseases Information Clearinghouse: Infecções do trato urinário em adultos [em inglês]
- Anne Walters, CNM; All About Women's Care; Englewood, Co [em inglês]
Recursos
Sobre o Autor
Julie Christensen is a food writer, caterer, and mom-chef. She's the creator of MarmaladeMom.org, dedicated to family fun and delicious food, and released a book titled "More Than Pot Roast: Fast, Fresh Slow Cooker Recipes."
Créditos Fotográficos
sugar image by Maria Brzostowska from Fotolia.com