Como eliminar manchas escuras causadas por picadas de pernilongo
Getty Images
As picadas de pernilongos, além de dolorosas e prurientes, também podem deixar no local uma cicatriz e até uma mancha preta. No entanto, a pele é um órgão vivo, e enquanto as células velhas vêm à superfície da pele e morrem, novas células crescem abaixo. Esse processo trará as manchas até a superfície e depois elas desaparecerão. Entretanto, há três coisas que se pode fazer para acelerar esse processo.
Step 1
Trate as picadas duas vezes ao dia com óleo de rosa mosqueta. Esse é um ingrediente comum em muitos cosméticos e ajuda a tratar a descoloração resultante das cicatrizes.
Step 2
Esfregue a polpa do tomate, limão ou outra fruta ou legume ácido na mancha e deixe o sumo agir por vários minutos. Esses frutos ajudarão a clarear a marca, e a acidez estimulará a remoção das células mortas e o crescimento de células novas.
Step 3
Aplique o azeite de oliva na picada uma vez por dia. Ele também ajudará a clarear a mancha escura.
Step 4
Use um esfoliante uma vez por dia para ajudar a eliminar as células mortas e estimular o crescimento de novas.
Step 5
Aplique a pasta de dente na picada. Ela ajudará a secar a pele, acelerando o processo de crescimento de células novas. A pele seca pode ser removida com um esfoliante.
Step 6
Tome um banho de aveia coloidal, que é moída em pedacinhos. O banho ajudará a eliminar as marcas. Apenas certifique-se de que o banho esteja morno, não quente, pois a água quente poderá intensificar a coceira se a picada ainda estiver pruriente.
Step 7
Evite a luz solar e ultravioleta. Se precisar sair de casa, use um protetor solar. A luz ultravioleta do sol, ou de outra fonte, escurecerá ainda mais as manchas.
Step 8
Consulte um médico ou dermatologista. Certos produtos, como a hidroquinona tópica, podem ser úteis no tratamento de manchas escuras deixadas pelos pernilongos.
Mais Artigos
Como remover tintura de joias de prata→
Como pintar o cabelo grisalho de loiro usando cúrcuma→
Como suavizar o gosto forte da carne de carneiro→
Como tratar irritação na pele causada por aroeira-vermelha→
O que é bom beber para acabar com o catarro?→
Como remover manchas amareladas de cigarro dos dedos→
Referências
Recursos
Dica
- Trate as picadas futuras assim que ocorrerem, para evitar manchas.
- Quando for se expôr a insetos, use loções, pulverizadores ou géis repelentes à base de N,N-dietil-meta-toluamida e N,N-dietil-3-metilbenzamida (DEET). A aplicação desses produtos por todo o corpo repele e previne o ataque de insetos. Contudo, eles não devem ser utilizados em crianças menores de dois anos de idade, pois podem ocasionar reações adversas.
- Para evitar o ataque de insetos em crianças em espaços abertos, vista-as adequadamente.
- Em locais onde é grande a ocorrência de insetos, o uso de mosquiteiras é a melhor opção para prevenir os ataques, principalmente em crianças pequenas.
- Em espaços fechados, pode-se ainda optar pelo uso de inseticidades, que além de eliminar os mosquitos, também evitam que outros entrem por algum tempo. Contudo, a utilização desses produtos deve ser evitada se você tem crianças em casa.
- O uso de repelentes naturais também pode ajudar a prevenir as picadas de insetos. Disponha nas janelas de casa plantas de manjericão ou de gerânio assim como potes de infusão de chá com dentes de alho. Esse recurso ajudará a reduzir a entrada de mosquitos em casa.
- Alguns óleos essenciais também apresentam efeito repelente, dos quais o óleo essencial de citronela é o mais conhecido. Outras opções incluem manjericão, limão, mirra, alecrim, cedro ou pinho.
- Se as picadas provocarem dor ou coceira, uma compressa fria ou com vinagre branco pode diminuir os sintomas e oferecer alívio.
Advertência
- Se as picadas de mosquitos apresentaram sintomas graves, consulte um médico.
Sobre o Autor
Stuart Robertson has been freelance writing since 2008, covering topics such as health, environmental issues and technology for websites such as Chiff.com and Environmental Graffiti. He has a bachelor's degree in political science.
Créditos Fotográficos
Getty Images