Comidas recomendadas para degustações de champanhe

••• Thinkstock/Comstock/Getty Images

Produzido na região de Champagne, na França, o champanhe é feito de uvas chardonnay, pinot noir e pinot meunier. Existem três tipos distintos de champanhe: blanc de blancs, blanc de noir e rosé. A quantidade de açúcar de cada tipo de champanhe será um fator importante na hora de determinar os alimentos que serão servidos durante uma degustação.

Classificação do champanhe

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O teor de açúcar é classificado em três categorias: doux, sec e brut. Doux é o mais doce e contém até 10% de açúcar. Sec é um champanhe seco e vem em três variedades: demi-sec, que significa "meio doce" e pode conter até 8% de açúcar; sec, que tem um teor de 4%; e extra-sec, que contém um pouco mais de 2% de açúcar. Os champanhes com menos de 1,5% de açúcar são classificados como brut. A classificação mais seca é extra brut, que não contém açúcar algum.

Combinações para champanhes doces

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Morangos e outras frutas doces como peras e maçãs combinam bem com vinhos doces. As frutas podem ser servidas frescas ou cozidas em bolos e tortas. Cookies e outros biscoitos doces e leves também combinam bem com o champanhe doce.

Combinações para champanhes secos

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Os champanhes brut combinam bem com caviar e queijos duros como um aperitivo ou "hors d'oeuvre". Para pratos principais, os frutos do mar e as aves funcionam também. Use molhos leves à base de creme de leite. Evite tomate, ostras, molhos e pratos com vinagre, pois a acidez elevada pode perturbar o estômago. Os chocolates escuros e meio amargos também combinam bem com champanhe seco.

Combinações de queijos

Comstock Images/Comstock/Getty Images

O queijo é o alimento básico ideal para um evento de degustação de champanhe. Embora quase todo queijo combine bem com qualquer variedade de champanhe, alguns complementarão melhor. Para os champanhes mais doces, a combinação de brie suave ou edam com nozes. Um colby leve ou cheddar combinam bem com champanhes mais fortes. Para uma degustação que apresente diferentes tipos de champanhe, considere uma fruta ou um queijo cremoso com biscoitos de trigo. Frutas pouco ácidas, como morangos e peras moídas, também funcionam bem.

Combinações de blanc de blancs

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O blanc de blancs é um champanhe leve e seco, feito de uma única variedade de uva branca. Ele combina bem com queijo de cabra, sushi, refeições curtas de entrada e sopas. Também pode ser servido com frutos do mar e pratos de aves, além de acompanhar frutas e sobremesas.

Combinações para blanc de noir

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O blanc de noir é um champanhe branco encorpado feito de uvas pretas. Um brut blanc de noir combina bem com pratos cheios de sabor, como comida mexicana, peixes fritos e aves. Ele também pode acompanhar uma pizza levemente temperada e crocante. Queijos duros e fortes, amêndoas, batatas fritas e pipoca combinam bem com qualquer blanc de noir.

Combinações para champanhe rosé

Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images

O champagne rosé recebe esse nome por conta do tom rosado que resulta da adição de Pinot Noir durante o segundo processo de fermentação. Uma combinação forte de champanhe rosé é recomendada com cordeiro assado, aves e presunto. As combinações mais leves de rosé funcionam com pratos de salmão. Qualquer rosé serve como um bom acompanhamento para pratos de sobremesa e doces, e "hors d'oeuvres" frutados.

Mais recentes

×