×
Loading ...

O que é compensado WBP?

No que se refere a madeiras compensadas, WBP significa "resistente à intempéries e a fervura" (em inglês, "Weather and Boil Proof"), que é uma categoria de cola utilizada para fazer o compensando mais resistente. Colas WBP são feitas com resinas de melamina ou fenol formaldeído. Para ser considerado do tipo naval ou exterior, o compensado precisa ser feito com a cola WBP.

O compensando é mais forte que madeira normal (plywood image by Paul Moore from Fotolia.com)

Noções básicas sobre madeira compensada

A madeira compensada é construída de três ou mais folhas finas de madeira (chamadas de folheados) coladas, com cada camada colocada com o grão passando em ângulos retos até a próxima camada. Cada placa de compensado é composta por um número ímpar de folheados e o tracejado do grão de madeira torna o compensando mais forte do que tábuas e menos suscetível a deformações.

Loading...

WBP

Algumas fontes americanas referem-se ao WBP como "Water Boil Proof", mas isso está incorreto. WBP é um padrão de cola que foi desenvolvido no Reino Unido e está definido pelos padrões 1203:1963 da "British Standards Institution", "Especificações para adesivos de resinas sintéticas (fenólicos e aminoplásticas) para a madeira compensada". Esse padrão identifica quatro categorias de colas de compensados com base na durabilidade. O WBP é a classificação mais durável e em ordem decrescente de durabilidade, as outras classes de colas são "Resistentes a fervura", ou BR; resistente a umidade, ou MR; e para uso interno, ou INT. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, o compensado WBP devidamente formulado é a única madeira compensada recomendada para uso exterior, sem ressalvas.

Resina fenólica vs melamina

O compensado WBP feito com melanina comum em vez de resina fenólica pode manter a laminação em água fervente durante quatro a oito horas. Compensado de melanina de alta qualidade pode suportar água fervente durante 10 a 20 horas, enquanto o feito com resina fenólica comum mantém suas características em até um a três dias. Deve ser observado que a quantidade de tempo que o compensado pode suportar água fervente sem descolar não dependente somente da cola utilizada, mas também da qualidade da madeira utilizada.

Classes de compensados

O uso de uma letra na classificação do compensado indica que a face e o verso da placa são da mesma classe, enquanto duas letras divididas por uma barra indica que a face e verso são de classes diferentes. A madeira compensada pode ser classificada em classe A, A/B, A/BB, B, B/BB, BB, WG ou X. Compensado de classe A não possui folheados articulados e é livre de defeitos maiores, como nós, buracos, descoloração e rachaduras. O compensando de classe B tem pequenos defeitos, como descoloração ou pequenos nós. Os de classe BB permitem folheados articulados, grandes nós, buracos conectados e pequenas rachaduras. Já os compensados de classe WG são bem colados com todos buracos conectados; por fim, o compensado de classe X pode ter nós, buracos, rachaduras e outros defeitos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...