Sintomas de distensão muscular em cães
dog face image by Albert Lozano from Fotolia.com
A distensão muscular - comumente referida como um "músculo distendido" - pode ocorrer em um ou mais músculos em qualquer área do corpo do seu cão. De acordo com veterinários do "Glendale Animal Hospital", no Arizona, Estados Unidos, o tratamento para distensões musculares geralmente inclui repouso, gelo e aspirina ou medicamento semelhante para aliviar a dor e inflamação. Os casos mais graves - como um rasgo ou ruptura do músculo - podem exigir a reparação cirúrgica. Se você suspeitar que seu cão esteja com dor ou possa estar machucado, é crucial visitar seu veterinário para um diagnóstico oficial e plano de tratamento.
Dor
Leves distensões produzirão desconforto. Elas provavelmente resultarão em dor ao tocar a área afetada. Distensões graves são caracterizadas por dor severa. Um forte grito e choro de dor é comum no momento da lesão e durante o período imediato posterior. Seu cão também pode choramingar quando você tocar ou mover o membro afetado. De acordo com o "Canadian Council on Animal Care", as mudanças comportamentais são um dos sintomas mais notáveis que seu cão está com dor. Tais mudanças podem incluir afastar-se ou exibir agressão, principalmente em cães que são normalmente amigáveis. Outros sintomas associados à dor incluem alterações no apetite, diminuição da atividade e relutância em se envolver em determinadas atividades, como subir ou descer escadas. A dor associada à tensão muscular pode requerer tratamento com um remédio anti-inflamatório não esteroide.
Manqueira
Mancar, ou coxear, é comum em tensões musculares moderadas a graves. Se você distendesse um músculo em sua perna, provavelmente andaria mancando para evitar dor e sobrecarregar a perna. Cães reagem de uma maneira semelhante, mancam para evitar a dor no membro. A manqueira torna-se mais acentuada nos casos mais graves e seu cão pode segurar sua pata e evitar sobrecarregar a perna. De acordo com Glendale, tensões musculares menores irão curar-se com poucos dias de descanso e de circulação restrita. As graves podem necessitar ser tratadas de forma semelhante a uma entorse, com o cão sendo confinado e andando de coleira por um período de tempo.
Inchaço
De acordo com o site "Pet Place", o inchaço está entre as respostas mais comuns para lesões em tecidos moles. O inchaço localizado geralmente ocorre perto do local do músculo distendido de um cão. Isto é particularmente comum em tensões musculares moderadas a graves. A aplicação de gelo e restrição do movimento do seu cão ajudarão a aliviar o inchaço e desconforto.
Referências
Sobre o Autor
Caryn Anderson combines extensive behind-the-scenes writing experience with her passion for all things food, fashion, garden and travel. Bitten by the travel bug at the age of 15 after a trip to Europe, Anderson fostered her love of style and fashion while living in New York City and earning her degree at New York University.
Créditos Fotográficos
dog face image by Albert Lozano from Fotolia.com