O meu gato ficou mancando após uma distensão
Martin Poole/Digital Vision/Getty Images
As distensões ocorrem, com frequência, na sequência de um acidente, como uma queda ou um atropelamento, provocado por um veículo. Enquanto certos acidentes são inevitáveis, o simples fato de manter o seu gato saudável e em segurança poderá ajudá-lo a evitar lesões futuras. Dê ao seu animal comida saudável e limite as ameaças. Mantê-lo com um peso equilibrado, reduzirá o risco de lesões.
Sintomas
Martin Poole/Digital Vision/Getty Images
As distensões podem variar na sua gravidade, desde uma ligeira manqueira, que desaparecerá uns dias depois, à incapacidade para movimentar a perna lesionada. Além disto, os sintomas podem incluir inchaços e calor ao toque, nas articulações. O seu gato poderá, igualmente, morder ou miar, quando tocarem na perna lesionada.
Assistência veterinária
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images
Os gatos que ficarem mancando devido à distensão, devem ser sempre levados ao veterinário. Mantenha o seu animal em um local sossegado, dentro de sua casa. Não o deixe correr ou saltar antes de procurar assistência médica. O veterinário poderá colocá-lo no chão, de forma a monitorar os seus movimentos, para determinar a dimensão da lesão. Poderá, inclusivamente, ser necessário fazer uma radiografia. O profissional poderá também anestesiar a área lesionada para realizar um exame físico geral, sem causar dor acrescida.
Tratamento
Comstock/Stockbyte/Getty Images
O tipo de tratamento a aplicar dependerá da gravidade da lesão. Distensões leves poderão exigir apenas alguns dias de imobilização e alguns medicamentos anti-inflamatórios, para reduzir o inchaço. As mais graves poderão exigir a aplicação de uma tala e algumas semanas de imobilização, além de tomar medicamentos. Se a distensão do seu gato for muito grave, a ponto de impedi-lo de caminhar, o recurso à cirurgia poderá ser necessário para reparar os ligamentos danificados.
Assistência domiciliar
BananaStock/BananaStock/Getty Images
Uma vez em casa com o seu animal de estimação lesionado, após ter sido sujeito aos cuidados médicos, siga todas as recomendações dadas pelo veterinário. Poderá ter de proceder a administração de medicação oral. Se uma tala tiver sido colocada no seu gato, você deverá mantê-la limpa e em boas condições. Se o seu animal não conseguir caminhar, mantenha-o dentro de casa para reduzir o risco de lesões. Deixe-o em um espaço próximo da comida, da água e da caixa de areia. Não permita que ele suba ou desça escadas.
Referências
Sobre o Autor
Based in the southeastern United States, Annabelle Brown began writing in 2000. She specializes in health, nutrition, education and pets. Brown holds a Bachelor of Arts in English from Virginia Tech and is pursuing a Master of Science in English from Radford University and a Master of Education at Wright State University.
Créditos Fotográficos
Martin Poole/Digital Vision/Getty Images