Como se comportar em lugares públicos

••• John Foxx/Stockbyte/Getty Images

Não importa onde vá e nem o que faz, quando está em lugares públicos, existem motivos para a prática da boa etiqueta. Como cada pessoa tem ideias diferentes sobre qual é o comportamento aceitável nesses locais, é bom saber alguns limites e guias específicos para serem seguidos, os quais não sejam considerados ofensivos para a maioria. Embora nem tudo o que você faça irá agradar a todos, é melhor não ofender a maioria dos que o rodeiam. Siga esse guia quando estiver em lugares públicos e certamente você se sairá bem.

Instruções

Passo 1

Quando estiver em lugares públicos, tenha em mente que, embora possa estar animado e queira demonstrar isso, as outras pessoas à sua volta talvez não desejem ouvir o que você tem a dizer. Mantenha seus comentários em um volume baixo e direcione-os apenas às pessoas com quem está, de modo a não perturbar ninguém. Isso também inclui as gargalhadas. Não ria muito alto para não incomodar ou irritar os outros que estiverem a uma distância possível de ouvi-lo.

Passo 2

BananaStock/BananaStock/Getty Images

As pessoas não gostam de cheiros desagradáveis, então, tome precauções para não ofender ninguém com seu odor. Em público, lembre-se de vestir roupas limpas e frescas. Use desodorantes para prevenir os odores do corpo. Se usar perfume ou colônia, coloque apenas uma pequena quantidade para prevenir que o cheiro fique exagerado, pois o que parece bom para você pode não ser tão agradável para os outros. Também não solte gases em público. Se você tiver que fazê-lo, encontre um banheiro. Escove os dentes para refrescar seu hálito antes de sair de casa.

Passo 3

Vista-se de forma apropriada para o lugar onde está indo. Se for a um evento onde as pessoas usam roupas formais, faça o mesmo. Por exemplo, não vista jeans e camiseta em um coquetel. Não coloque roupas sugestivas ou vulgares. Por outro lado, se for a um museu ou ao cinema, é aceitável usar trajes casuais. Em outras palavras, tente se vestir da maneira que achar que os outros estarão vestidos no lugar onde estiver indo.

Passo 4

Na rua, existem muitas pessoas ouvindo e observando você, no sentido verbal e não-verbal. Não fale palavrões que possam ofender os outros, especialmente quando houver crianças por perto. Não discuta em público e não diga coisas que possam ser levadas como críticas. Evite fazer coisas, como apontar para as pessoas, e fazer gestos rudes, como levantar o dedo do meio.

Passo 5

Se for comer em um lugar público, tenha modos à mesa. Use seus talheres adequadamente e não pegue com as mãos os alimentos que devem ser comidos com garfo ou colher. Lembre-se de colocar o guardanapo no seu colo.

Mais recentes

×