Como consertar uma armação de óculos de acrílico

••• eye glasses image by timur1970 from Fotolia.com

Muitas armações de óculos são feitas de acrílico. O acrílico é durável, pode ser feito em qualquer cor e é rentável, o que faz dele o material favorito para os fabricantes de óculos. Embora o acrílico seja um plástico muito resistente, as armações podem quebrar. O conserto ou substituição profissional pode ser muito caro e você pode economizar tempo e dinheiro consertando sozinho, com o uso de um cimento solvente acrílico.

Passo 1

eye-glasses on the text(special photo f/x) image by Alexey Klementiev from Fotolia.com

Examine a parte quebrada. Onde os óculos estiverem quebrados é determinante do quão facilmente podem ser reparados. Se a quebra estiver em uma área em que haja muito estresse, as peças devem servir exatamente, senão a articulação será fraca e suscetível a mais quebras futuras. Um encaixe perfeito é um em que as duas peças se alinhem uma à outra sem um grande espaço entre elas.

Passo 2

woman with glasses image by Vladislav Gajic from Fotolia.com

Junte as peças quebradas. Geralmente, a forma das peças quebradas fica distorcida onde ocorreu a quebra. Juntar uma peça na outra irá determinar se isso aconteceu. Se as peças estiverem distorcidas e não se encaixarem, mergulhe uma das partes quebradas em água fervente para amolecê-la. Deixe ficar na água por um ou dois minutos e remova. Coloque-a novamente no lugar. Segure enquanto esfria com um grampo de mola pequeno.

Passo 3

Encha o aplicador com cimento solvente de acrílico. Encha a garrafa até a metade. Aplique fita adesiva de pintura ao redor da parte quebrada para manter o cimento no lugar e evitar que estrague a superfície da armação. Tampe as lentes para evitar que o cimento espirre sobre elas, que geralmente têm cobertura química. Se o cimento solvente de acrílico entrar em contato com a lente, irá derreter sua superfície, deixando uma marca perceptível que impedirá a visão.

Passo 4

Cole as peças quebradas. Aperte a garrafa aplicadora de cimento solvente, e depois reduza a pressão dos dedos. Isso cria um vácuo, que impede que o cimento espirre já que a garrafa está virada para baixo para aplicá-lo. O cimento é um produto de base solvente que se funde ou derrete o acrílico, e por isso funciona melhor do que colar que apenas aderem à superfície do material. Aplique uma gota de cimento em um lado da parte quebrada. Junte as duas partes, segurando-as no lugar com um grampo de mola pequeno. Deixe passar pelo menos uma hora antes de manusear a armação.

Passo 5

Raspe qualquer resíduo de cimento usando uma faca de utilidades. O excesso de produto pode ser removido usando um composto de polimento de acrílico. Aplique-o na área danificada com um pano 100% algodão. Faça o polimento da área antes de usar os óculos.

Mais recentes

×