Como consertar um arranhão em uma lente fotográfica

••• John Foxx/Stockbyte/Getty Images

Lentes fotográficas são feitas de vidro bastante resistente, mas uma batida forte ainda pode danificá-lo. Como as lentes são curvas, o arranhão geralmente é em um lugar particular e quase sempre pequeno. A maioria deles afetará muito pouco a qualidade da sua fotografia, o que é uma boa notícia, já que arranhões são difíceis de se arrumar.

Passo 1

Limpe a lente com um pano próprio para lentes e tire uma foto com a câmera. Se você está usando uma câmera analógica, revele a foto.

Passo 2

Olhe atentamente à foto para ver se o dano na lente afetou a imagem. Se você perceber que uma parte da fotografia está embaçada ou possui um brilho mais intenso, o arranhão provavelmente afetou a lente e você deve seguir para o passo 3. Se não, você não precisa fazer nada para consertar a lente.

Passo 3

Use uma caneta permanente fina e cuidadosamente preencha o arranhão com tinta.

Passo 4

Retire imediatamente qualquer excesso de tinta com um pano para limpeza de lentes. Olhe a lente para ter certeza de que não há tinta fora do arranhão.

Passo 5

Tire mais algumas fotos. A tinta preta irá impedir que o arranhão introduza brilho e provavelmente consertará quaisquer problemas com a imagem.

Passo 6

Considere comprar uma nova lente ou aceite o defeito se a imagem ainda possuir algum defeito. Muitas lentes fotográficas possuem um revestimento delicado, então, tentar polir o dano com um abrasivo provavelmente só irá remover o revestimento e piorar o problema.

Mais recentes

×