×
Loading ...

Como consertar uma cravelha solta em um violino

O violino é um instrumento sensível, tanto para tocar, quanto para cuidar. Quando mantida em um ambiente úmido ou exposta a mudanças de temperatura, a madeira do violino pode ser afetada de diversas formas, incluindo a voluta que mantém as cravelhas presas. Quando frouxas, as cravelhas não conseguem mais manter a corda afinada, fazendo com que o músico tenha que afinar o instrumento constantemente. Entretanto, não há nenhuma necessidade de substituir por inteiro uma cravelha solta. Com alguns ajustes no buraco da voluta ou adição de um composto para cravelha, é possível mantê-la firmemente no lugar e continuar com o instrumento bem afinado.

Instruções

Aperte as cravelhas na voluta do violino para manter o instrumento afinado (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Vire a cravelha no sentido anti-horário para soltar a corda. Puxe levemente a cravelha do buraco, retirando cerca de seis milímetros para que ela possa mover-se mais livremente.

    Loading...
  2. Empurre a cravelha de volta no lugar até que ela fique firme e gire-a no sentido horário para apertar a corda novamente. Conforme estiver afinando-a, empurre levemente a cravelha para que ela fique bem presa no buraco.

  3. Aplique um pouco de composto para cravelha se ao girá-la dentro do buraco o problema não for solucionado. Vire-a no sentido anti-horário até que a corda fique completamente solta e, em seguida, retire a corda da cravelha por completo. Retire a cravelha do local e aplique duas gotas de composto específico na área dela da voluta.

  4. Coloque a cravelha novamente na voluta e gire o pino no local em que as gotas foram colocadas para espalhar a solução. O composto deverá fixar melhor a cravelha, fazendo com que ela gire mais lentamente na voluta.

  5. Coloque a corda novamente e aperte-a girando a cravelha no sentido horário. Afine o violino de acordo com a necessidade para tocá-lo.

Loading...

O que você precisa

  • Composto para cravelha

Referências

Loading ...
Loading ...