Como consertar um lençol rasgado

Até mesmo o espinho de uma rosa pode rasgar um lençol

Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Objetos pontiagudos e manuseio brusco podem rasgar até mesmo lençóis novos. Neste caso, não substitua todo o conjunto; conserte-o. Uma máquina de costura que faça ponto zigue-zague pode ser usada para fazer um remendo bem-feito. É extremamente difícil fazer uma costura à mão que seja homogênea o suficiente para fazer um reparo aceitável em um lençol, e as fitas adesivas de "costura" são ásperas e rapidamente se soltam do tecido, piorando o problema. A maioria dos rasgos em lençóis são em formato de "L".

Step 1

Puxe as bordas rasgadas do lençol o mais próximo possível e prenda-as temporariamente com um pedaço de fita adesiva transparente. As bordas devem se tocar, mas não puxe-as muito, evitando que façam uma dobra no tecido nas bordas do rasgo.

Step 2

Configure a máquina de costura para fazer um ponto zigue-zague o mais largo possível, com pontos pequenos. Neste ponto, o comprimento do ponto determina o ângulo entre eles. Faça um teste em um retalho. Os pontos devem ficar o mais próximo possível, sem que um se sobreponha ao outro.

Step 3

Comece costurando a 1 cm do rasgo. Costure três pontos para trás no começo da costura para afixá-la. Costure ao longo do rasgo, seguindo-o de forma que a agulha esteja do lado esquerdo dele quando estiver fazendo o lado esquerdo do ponto, e vice-versa. As linhas do ponto devem estar perpendiculares ao rasgo.

Step 4

Para fazer a curva em um rasgo em formato de "L", pare a máquina com a agulha no tecido no mesmo lado da curva e meio ponto além dela. A agulha estará no lado oposto do restante do rasgo e aproximadamente 3 mm além dele. Levante o pé da agulha, gire a máquina para costurar ao longo do outro lado do rasgo, abaixe o pé e continue a costurar.

Step 5

Costure até 5 mm após o fim do rasgo. Para fixar a costura, faça três pontos para trás. Remova a fita adesiva.

eHow Brasil
×