Guia caseiro de como costurar couro e camurça
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images
Couro e camurça adicionam força e beleza a roupas e fantasias. Eles caem bem em bolsas, chinelos, jaquetas, saias ou até mesmo calças. Mas a costura de couro não é como a de tecido. Ambos, couro e camurça, são mais pesados do que os tecidos trançados. Antes de começar um projeto, verifique as instruções na máquina de costura, pois algumas não são fortes o suficiente para costurar através de duas camadas de couro.
Protegendo o couro
Os fios de tecido tendem a se mover para o lado, por agulhas e alfinetes, porém no couro, elas fazem buracos. Então, fixar padrões ou arrancar costuras deixam pequenos buracos no couro e na camurça. É importante para manter suas peças de couro sem alfinetes medir corretamente antes de costurá-las. Cole as emendas em conjunto com uma cola. Isso permite que você experimente a roupa antes de costurá-las, e fazer todas as alterações antes de fazer um buraco no couro. Caso precise alterar as peças, retire a parte colada e esfregue-a para tirar do couro. Cole novamente as peças na posição correta, deixando a cola em um local para ser usada novamente, se preciso.
Ajustando a máquina
Desligue a máquina e levante a agulha para ao ponto mais alto. Remova-a e substitua com uma agulha para couro, que é triangular, com arestas pontudas em cada vértice. Essa agulha corta, efetivamente, orifícios no couro, antes que a linha passe. Coloque o carretel de linha no eixo da máquina. Siga as instruções para o preencher e passar a linha na bobina. Passe linha na máquina e na agulha.
Costurando couro
Costure em um pedaço de couro, para praticar. Costure lentamente, mas de maneira firme. Ajuste a tensão até que as linhas da bobina e as linhas superiores passem durante a costura. Confira a costura, em nenhum momento a linha da bobina ou da parte superior deve puxar o couro. O material em ambos os lados deve ficar na posição horizontal, caso um lado do material suba ou se incline após a costura, é porque a tensão está demasiadamente elevada.
Quando estiver no tecido, você provavelmente irá costurar em sentido inverso, para alinhavar o final da costura, mas não faça isso em couro. Em vez disso, deixe uma cauda longa, tanto no início quanto no fim da costura. Em seguida amarre segmento superior e da bobina no início e no fim, para evitar que as linhas desfiem.
Solução de problemas
Não force a agulha. Caso curvem, as substitua imediatamente, mesmo se parecerem retas quando fora do couro. Se o couro está se movendo lentamente pela máquina, tente instalar uma placa de de teflon e uma pedaleira. Elas são um pouco mais suaves do que o aço escovado que vem com a máquina.
Referências
Sobre o Autor
Based in Nashville, Shellie Braeuner has been writing articles since 1986 on topics including child rearing, entertainment, politics and home improvement. Her work has appeared in "The Tennessean" and "Borderlines" as well as a book from Simon & Schuster. Braeuner holds a Master of Education in developmental counseling from Vanderbilt University.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images