Como consertar um motor de banheira de hidromassagem

O motor é a parte seca da bomba de banheiras de hidromassagem. Ele liga o impulsor na bomba, que, por sua vez, move a água criando os jatos da banheira. Com o tempo, essas bombas desgastam, e você pode ter que fazer alguma manutenção na unidade para que ela volte a funcionar. Alguns sinais de que ela está com defeito e precisa ser substituída são: quando o motor para de girar devido a eixos travados ou rolamentos causando zumbidos na unidade, isso acontece quando eles estão muito desgastados, ou a vedação da bomba falha e a água vaza em torno dela. Problemas menos graves, como um impulsor emperrado, podem ser resolvidos em casa de forma simples.

Passo 1

Desligue todas as fontes de energia da banheira e remova o painel de acesso na sua lateral para expor a bomba. Feche as válvulas, se o seu aparelho as tiver, ou drene toda a água.

Passo 2

Retire o fio de cobre do terminal de aterramento da bomba e as duas junções que a seguram dentro da banheira. Remova os parafusos que fixam a bomba no suporte e retire-a cuidadosamente do seu compartimento.

Passo 3

Desparafuse a placa sobre a parte molhada e use um pano para limpar quaisquer detritos da lâmina do impulsor.

Passo 4

Retire a tampa do motor para ver seu eixo, verifique se o impulsor está preso firmemente nele. Insira uma chave de fenda na abertura do motor e veja se o impulsor gira enquanto você segura o eixo, se sim, aperte-o, ele não deve mover-se sem o eixo.

Passo 5

Raspe qualquer acúmulo de ferrugem no eixo do motor para melhorar seu funcionamento e use uma grosa para remover qualquer sujeira das roscas. Elas devem estar limpas para que o impulsor deslize facilmente sobre o eixo e pare firmemente quando elas acabarem.

Passo 6

Lubrifique o eixo do impulsor com água e substitua a vedação da bomba, se necessário. O lado do aço inoxidável com a rosca de borracha deve estar contra as lâminas do impulsor.

Passo 7

Lubrifique, com água, o anel de borracha na metade de cerâmica da vedação e pressione-o dentro do encaixe para proteger a unidade contra vazamentos.

Passo 8

Verifique se o eixo do motor tem livre circulação depois de terminar os reparos no impulsor. Os parafusos devem estar apertados e o eixo, centralizado; movimento fora de ordem pode danificar o motor e o impulsor permanentemente.

Passo 9

Substitua os componentes necessários e inverta os passos para reinstalar a unidade dentro do compartimento do equipamento. Seu motor de banheira de hidromassagem deve ser capaz de funcionar sem problemas novamente.

Mais recentes

×