Como consertar uma poltrona arranhada por gatos

••• Chair image by sister from Fotolia.com

Gatos costumam usar poltronas e sofás como arranhadores, para marcar seu território ou afiar suas unhas. Para ajudar a prevenir futuras sessões de arranhamento com seus móveis, coloque um arranhador com erva de gato ao lado da poltrona ou sofá. Também pode-se cortar as unhas dos gatos para reduzir suas necessidades de afiação. Além disso, conserte a poltrona arranhada para restaurar sua função e qualidade estética.

Consertando a madeira arranhada

Passo 1

Lave a madeira com duas colheres de sopa de aguarrás e quatro colheres de sopa de óleo de linhaça, misturados em três litros de água morna. Use uma gaze umedecida na mistura para remover sujeira e resíduos.

Passo 2

Seque a madeira com um pano macio. Molhe um pedaço de palha de aço em óleo de motor para remover os arranhões. Esfregue levemente até que os arranhões desapareçam.

Passo 3

Use óleo de peroba para polir a madeira. Use uma gaze para espalhar o óleo e polir a poltrona.

Consertando o estofado

Passo 1

Meça a poltrona para comprar o tecido. Escolha um tecido novo ou use sobras do tecido usado para estofar a poltrona. Ao escolher o tecido para a poltrona, leve em conta o quanto ela é usada e selecione um material durável.

Passo 2

Desparafuse o assento da poltrona com uma chave de fenda. Use um alicate de bico fino para remover os grampos que prendem o tecido antigo à poltrona.

Passo 3

Remova o tecido antigo e cubra a poltrona com o novo. Corte o tecido de forma a cobrir a poltrona. Deixe ao menos 7 cm de folga para poder prender o tecido novo.

Passo 4

Pressione o joelho no encosto da poltrona para esticar o tecido até atrás. Grampeie o novo tecido na parte de trás da madeira. Dê a volta pelo perímetro do tecido.

Passo 5

Recoloque o assento na poltrona e substitua os parafusos.

Mais recentes

×