Como limpar e recuperar madeira antiga

••• Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images

Se você gosta de colecionar móveis antigos e trabalhos em madeira como corrimãos, você sabe que com o tempo a madeira pode ficar apagada e coberta com resíduos. Quando isso acontece, é necessário limpá-la e recuperar a beleza do trabalho original. Entretanto, recuperar madeira antiga é um processo que exige cuidado. Antes de tentar limpar ou recuperar quaisquer móveis, pesquise sobre os métodos adequados de trazer a sua madeira de volta à vida.

Passo 1

Aplique uma solução leve de água e sabão na madeira para ver se alguma sujeira ou resíduos são removidos dessa maneira. Use sabão normal de louças, e não de roupas ou de máquina de lavar. Começar com uma solução leve irá limpar quaisquer resíduos da madeira sem danificá-la. Não deixe o sabão secar na superfície da madeira. Aplique pequenas quantidades e limpe com um pano limpo imediatamente.

Passo 2

Aplique um limpador de móveis comercial de boa qualidade na madeira com panos limpos. Siga as instruções na etiqueta para os procedimentos exatos de aplicação. O limpador de móveis deve remover quaisquer camadas velhas de cera.

Passo 3

Aplique uma pequena quantidade de limpador de móveis em uma escova de dentes e use-a para limpar as fissuras e entalhes em áreas difíceis de se alcançar na madeira. Você também pode usar cotonetes ou até mesmo um pedaço de cordão para alcançar as áreas detalhadas do móvel.

Passo 4

Limpe os materiais de bronze antigos misturando uma pasta de farinha, vinagre e sal e use um pano limpo cuidadosamente sem colocar a pasta na peça. Se possível, remova as partes de metais do móvel antes de limpar e remonte quando você terminar.

Passo 5

Recupere a beleza da madeira antiga aplicando uma camada fina de cera sobre os móveis com um pequeno pincel. Esfregue a cera na madeira usando uma escova de sapatos para que fique brilhando.

Mais recentes

×