Como consertar uma roda amassada por um buraco na rua

••• sports car rim image by Lario Tus from Fotolia.com

Ruas esburacadas podem acabar com o aro de qualquer roda. Existem, porém, várias técnicas para fazer esse desempenamento. Uma delas é o método a frio que, no entanto, deixa a área mais fraca. Além disso, quanto mais leve for um aro, mais ele será suscetível a empenamentos. E é o tamanho do dano que dirá se é possível optar por um conserto caseiro ou não.

Remova o pneu

Passo 1

Coloque o macaco debaixo do carro no lado com o aro amassado (os veículos em geral têm uma marca indicando o local exato). Use o macaco para suspender o carro até que o pneu não esteja mais tocando o chão, mas sempre garantindo que o automóvel esteja equilibrado e estável.

Passo 2

Com a chave de roda, remova as porcas que prendem o pneu. Retire o conjunto todo (pneu e aro) do carro. Dependendo do amassado, o pneu já deve estar vazio e fácil de retirar. Se ele não estiver vazio, entre em contato com uma borracharia ou loja que venda pneus para obter uma opinião profissional sobre a possibilidade de reparo.

Passo 3

Use um pé de cabra para separar o pneu furado da roda amassada, inserindo a ferramenta no vão entre as duas partes e empurrando o pneu para fora do aro. Repita a operação por toda a circunferência até remover completamente o pneu.

Conserte a roda

Passo 1

Coloque os óculos e as luvas de proteção. Esquente a área amassada do aro com um maçarico, concentrando o calor no ponto atingido por cerca de dois minutos. Pode ser necessário, porém, usar o maçarico por um tempo maior ou em mais de um local, dependendo do nível do estrago.

Passo 2

Use o martelo de borracha para desentortar e desamassar o aro. Se o martelo estiver deixando marcas na peça, coloque o pequeno pedaço de madeira entre o martelo e o aro, para que a madeira amorteça o impacto. Repita os passos 1 e 2 até colocar o aro de volta no seu formato original.

Passo 3

Aguarde até que o aro esteja completamente frio. Use o pé de cabra para colocar o pneu de volta na roda, desta vez utilizando a ferramenta para fazer com o que o pneu "suba" sobre o aro. Encha o pneu com o compressor de ar.

Passo 4

Encha um balde de água e despeje ali bastante sabão em pó, para ter uma mistura cheia bem ensaboada. Molhe a bucha e despeje espuma no espaço onde o pneu encontra o aro. Inspecione de perto para ver se há bolhas de ar se formando. Esta formação indica vazamento de ar do pneu e quer dizer que você deve levar a roda para uma avaliação profissional. Teste dos dois lados e preste muita atenção.

Coloque a roda de novo

Passo 1

Role a roda de volta para perto do carro. Levante o pneu e o encaixe na posição adequada, alinhando os furos do aro aos prisioneiros que recebem as porcas.

Passo 2

Coloque as porcas, começando pela que se encontra embaixo e seguindo colocando sempre as que estão em lados opostos (a mais ao chão e depois a mais em cima, e assim por diante), para que o aperto seja igual e equilibrado. Com a chave de roda, aperte as porcas, iniciando pelo topo. Depois, aperte a que fica à direita da primeira e, na sequência, a da esquerda, seguindo o mesmo padrão até terminar.

Passo 3

Abaixe o macaco até o carro estar de novo com os quatro pneus no chão. Remova o macaco e dê um aperto final em todas as porcas.

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