Como consertar um sofá que faz barulho

••• Todd Warnock/Digital Vision/Getty Images

Quando seu sofá começa a fazer barulho quando alguém senta nele, é preciso repará-lo. Sofás com assentos reclináveis produzindo esse tipo de som geralmente requerem lubrificação dos componentes metálicos para resolver o problema, mas às vezes a armação de madeira pode ser a responsável, ao se atritar com outras partes do sofá. Geralmente é possível se livrar desses sons irritantes com alguns suprimentos caseiros simples.

Passo 1

Vire o sofá para expor a parte de baixo dele. Se ele tiver uma capa, solte-a nos três lados para acessar a parte de baixo do sofá.

Passo 2

Aperte todos os parafusos e porcas que puder encontrar na armação do móvel. Conforme as pessoas usam o sofá, eles podem se soltar, causando os barulhos e instabilidade. Segure a porca com uma chave de boca e aperte o parafuso com outra.

Passo 3

Esfregue a barra de cera ou a cera de vela em áreas onde a armação de madeira tenha atrito com outras partes também de madeira. Os marceneiros usam esse truque em cômodas que ficam em trilhos de madeira para reduzir o barulho da madeira atritando contra si mesma.

Passo 4

Borrife um lubrificante de silício em todas as partes mecânicas que se movam abaixo do sofá, se ele for reclinável.

Passo 5

Borrife os clipes que seguram as molas com o lubrificante para que elas parem de chiar. Substitua quaisquer molas e clipes quebrados, dobrados ou soltos.

Passo 6

Vire o sofá e sente para testá-lo. Repita qualquer um dos passos até que o barulho desapareça. Recoloque a capa protetora grampeando, se necessário.

Mais recentes

×