Como conservar girassóis

••• Comstock Images/Comstock/Getty Images

Girassóis crescem em muitos tamanhos e a preservação deles pode ser feita de várias maneiras. Você pode secá-los para usar em arranjos florais ou outros projetos artesanais. Você pode apreciá-los como flores cortadas e incorporando algumas técnicas simples, podem ser preservados para durar mais tempo do que o normal. Ou, você pode preservar suas sementes para desfrutar em saladas, em pratos culinários ou torradas, ou simplesmente guardar para alimentar os pássaros. Seu propósito determina como você deve preservá-los.

Girassóis secos

Passo 1

Colha as flores quando estiverem abertas e ainda belas. Deixe cerca de 60 cm de pedúnculo.

Passo 2

Coloque o girassol em um recipiente com a haste pendurada sobre a borda. Cubra toda a flor com cristais de sílica gel que absorvam água, vendidos para esse fim.

Passo 3

Sele a flor e a haste em filme plástico e deixe secar por cerca de 10 dias.

Flores cortadas

Passo 1

Misture um conservante floral em um vaso de água morna ou faça o seu próprio, com uma parte de refrigerante lima-limão para três de água.

Passo 2

Recorte o pedúnculo do girassol em um ângulo na altura desejada e retire as folhas de modo que nenhuma seja colocada na água. Organize-os na água.

Passo 3

Troque a água quando estiver turva e coloque os girassóis em um local fresco quando eles não estiverem em exibição.

Conservando as sementes

Passo 1

Permita que as flores sequem até que a parte de trás fique amarela e as sementes comecem a escurecer.

Passo 2

Corte a cabeça, além de uma ou mais hastes e pendure-as de cabeça para baixo em um local quente e seco. Coloque embaixo um saco ou balde para pegar as sementes que podem cair. Em algumas semanas, retire as sementes, o que deve ser fácil neste momento.

Passo 3

Coloque as sementes para secar por um dia ou dois e coloque-as em um recipiente lacrado e armazene em um local escuro e fresco.

Mais recentes

×