×
Loading ...

Como construir uma escada de madeira para uma porta

Construir uma escada de madeira para uma porta é um processo simples que requer poucas ferramentas e materiais. De acordo com o site extremehowto.com, "A funcionalidade é a consideração mais importante" ao construir escadas. Como a maioria das portas têm dois ou três degraus e alturas variáveis, as medidas variam de projeto para projeto. Um conjunto simples de degraus rasos que levam ao nível inferior da porta tem o total de 45 centímetros. Criaremos três escadas com mais ou menos 22 centímetros de profundidade e 15 centímetros de elevação a cada degrau.

Instruções

Algumas ferramentas e materiais são necessários para construir essa escada (stairs image by Horticulture from Fotolia.com)

    Construindo a escada

  1. Marque um pontilhado com o lápis a 15 centímetros de um canto em direção a outra borda da prancha de 91 por 91 centímetros. Use o esquadro T para medir perpendicularmente.

    Loading...
    Marque um pontilhado com o lápis (pencil #2 image by Adam Borkowski from Fotolia.com)
  2. Marque um segundo pontilhado perpendicular à borda a 15 centímetros do primeiro pontilhado.

  3. Marque um terceiro pontilhado paralelo à borda do primeiro pontilhado, com 15 centímetros de distância do segundo pontilhado e 15 centímetros abaixo do primeiro.

  4. Marque um quarto pontilhado perpendicular à primeira borda até o terceiro pontilhado, com 15 centímetros de distância. Esse novo pontilhado deve estar 15 centímetros na direção oposta da borda onde está o primeiro pontilhado.

  5. Marque um quinto pontilhado 15 centímetros abaixo do quarto e 20 centímetros abaixo do segundo, paralelo à borda do primeiro pontilhado.

  6. Desenhe uma linha de 15 centímetros perpendicular do quinto pontilhado à borda oposta o primeiro.

  7. Desenhe uma linha de 15 centímetros entre o quinto e o quarto pontilhado, uma entre o quarto e o terceiro, uma entre o terceiro e o segundo, e uma entre o segundo e o primeiro.

  8. Repita o processo na outra placa.

  9. Corte exatamente nas linhas de lápis de todos as pranchas com a serra. Uma prancha completamente cortada deve criar uma silhueta de uma escada de 2 degraus com as dimensões exatas.

  10. Coloque as duas pranchas de 8 por 1 no chão de forma que a face de 20 centímetros fique paralela ao chão, 50 centímetros acima.

  11. Coloque uma silhueta da escada apoiando as duas pranchas com cerca de 2,5 centímetros de borda. Marque a localização da silhueta na prancha e repita o processo na outra extremidade.

  12. Meça a distância entre as marcas no interior das extremidades. Se estiver usando duas placas, divida a medida por três e marque a silhueta e marque a largura da prancha em ambas as bordas para um total de duas mais medidas marcadas. Se estiver usando uma terceira placa, divida por cinco e marque um total de mais quatro larguras.

  13. Faça quatro furos de guia a cerca de 2,5 centímetros e em direção o meio da placa de 15 centímetros a cada marca onde a largura da silhueta foi marcada. Parafusos serão parafusados da parte inferior das pranchas até a parte inferior de toda a silhueta, então mantenha os furos guias centrados nas marcas das silhuetas.

  14. Alinhe uma prancha com a extremidade traseira do fundo das silhuetas e uma prancha com a extremidade da frente. Depois, vire toda a estrutura e parafuse os parafusos através de cada buraco guia e na parte inferior de cada silhueta. Quando voltar de pé, o produto acabado deve ter duas pranchas de 1 por 8 à frente e atrás das silhuetas, onde serão encaixados os degraus.

    Use parafusos de cabeça chata para que fiquem nivelados à superfície da madeira ao serem apertados (wood screws image by Darko Draskovic from Fotolia.com)
  15. Deite cada prancha de 2 por 10 em um degrau da silhueta na largura para criar a escada com os degraus soltos.

  16. Centre os degraus nas silhuetas e marque a localização de cada um.

  17. Fure três furos guias a cada 5 centímetros até a marca central da silhueta que apoia a largura do degrau.

  18. Parafuse os parafusos em cada furo guia na escada inteira.

  19. Mova a escada de madeira para a frente da porta.

Loading...

Dicas

  • Um tratamento contra intempéries, seja envernizando ou pintando, ajudará a proteger e prolongar a vida da escada.
  • Anexe outras duas silhuetas para que a estrutura fique firme enquanto outras silhuetas são conectadas.
  • Três degraus usam um quadrado de madeira de 91 centímetros. Dois degraus usam um quadrado de 61 centímetros e quatro degraus usam um quadrado de 121 centímetros. Altere as medidas conforme necessário para ajustar as dimensões da escada.

Aviso

  • Usar medidas menores do que as recomendadas pode resultar em degraus quebrados.

O que você precisa

  • Duas placas de 91 por 91 centímetros de madeira com 2,5 centímetros de espessura. Se a largura da escada for menor que 60 centímetros, apenas uma placa é necessária. Se a largura for maior que 152 centímetros, então uma terceira placa será necessária.
  • Uma serra capaz de cortar 90 graus (serra de fita, serra tico tico, etc.)
  • Três pranchas com 2 por 10 com a largura da escada desejada
  • Duas pranchas 1 por 8 com a largura da escada desejada
  • Esquadro T
  • Lápis
  • Furadeira com broca de 3/16 polegadas para madeira
  • Caixa com parafusos cabeça chata para madeira de 5 centímetros.
  • Chave Philips

Referências

Loading ...
Loading ...