×
Loading ...

Como construir uma esfera de fibra de vidro

A fibra de vidro é um material resistente e leve. Esferas feitas desse material podem ser usadas como luminárias de teto, na decoração de jardins e para criar acentos na arquitetura. Corte um esfera ao meio, faça um furo na parte de cima e adicione os acessórios necessários para criar uma luminária que dará um toque retrô à sua sala de jantar. Decore as esferas com pastilhas de vidro espelhado e coloque em seu jardim como uma bola refletora. Use esferas de fibra de vidro para acentuar colunas, passarelas ou outros elementos da arquitetura de uma construção se precisar lidar com o peso adicional dos detalhes em concreto.

Instruções

A fibra de vidro é normalmente usada na construção de barcos e carros (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Prepare os materiais e a área de trabalho. Lave a bola de praia com sabão e água e deixe secar. Corte a esteira ou tecido de vidro no tamanho desejado. Corte diversas peças para que cubram a bola. Proteja a superfície de trabalho com um material plástico e coloque a bola de praia e a fibra de vidro por cima.

    Loading...
  2. Misture a resina com o agente endurecedor. Use luvas e roupas de proteção para evitar que a sua pele entre em contato com a resina. Trabalhe em uma área bem ventilada, como uma garagem aberta, ou use um respirador.

  3. Mergulhe uma peça do tecido na mistura de resina e endurecedor. Coloque a peça molhada na bola e alise bem, eliminando o máximo possível de bolhas de ar. Continue cortando, mergulhando e aplicando as peças de tecido até que metade da bola esteja coberta. Aplique o tecido de maneira que as peças fiquem tocando-se, para criar a superfície mais lisa possível. Deixe secar; depois, repita o processo na outra metade da bola.

  4. Lixe o excesso de fibra de vidro da primeira camada. Passe um pano úmido para remover o pó. Adicione mais camadas da mesma maneira que você fez a aplicação da primeira. Intercale o local das fendas entre as peças de tecido para fortalecer a esfera. O número de camadas vai depender do uso que você pretende dar para a esfera. Aplique pelo menos três camadas para criar objetos comuns, como luminárias. Faça o acabamento desejado, pintando a esfera para que imite o concreto, por exemplo.

Loading...

O que você precisa

  • Bola de praia feita de material grosso
  • Sabão, água e esponja
  • Plástico para revestimento
  • Esteira ou tecido de fibra de vidro
  • Tesoura resistente
  • Resina de fibra de vidro e endurecedor
  • Luvas descartáveis, máscara respiratória e roupas de proteção
  • Lixadeira elétrica ou lixa de papel com bloco

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...