Como construir um extrator elétrico de mel

••• Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Se você tiver colmeias ou acesso a elas, você precisa de um dispositivo para extrair mel. Dentro das colmeias, suportes seguram os favos cerosos onde pequenos cilindros de mel estão armazenados. É quase impossível obter o mel sem romper o favo e fazer uma bagunça enorme. Contudo, se você construir uma centrífuga pequena, você pode extrair o mel e coletá-lo dentro de um barril. É assim que apicultores fazem e é o único modo de produzir mel limpo e sem pedaços de favos.

Passo 1

Vire o barril de cabeça para baixo na madeira compensada. Passe um traço em torno dele com um lápis. Use a serra para cortar o círculo. Faça um furo no centro da madeira, usando uma furadeira sem fio e um broca de 2,5 cm.

Passo 2

Solde uma flange na parte inferior do eixo de aço de 76,2 cm. Coloque o eixo de pé, centralizado verticalmente, dentro de um balde de metal de 19 litros. Parafuse através dos buracos no perímetro externo da flange, usando uma furadeira sem fio e a broca de 6,35 mm. Penetre através da parte inferior do balde. Insira parafusos de 1,3 cm nos buracos e aperte-os com uma chave inglesa ajustável. Faça buracos aleatoriamente nos lados e em baixo do balde com a broca de 6,35 mm.

Passo 3

Insira um rolamento de 1,3 x 2,5 cm, com o encaixe, no buraco na madeira compensada. Usando parafusos de montagem de 1,3 cm no encaixe, parafuse a parte superior da madeira compensada. Largue a base de madeira compensada com rolamento sobre o eixo vertical. Leve o rolamento para baixo no eixo de modo que 5 centímetros de eixo fiquem salientes para fora, através da parte superior da madeira compensada. Monte uma polia de 7,6 cm na parte superior do eixo.

Passo 4

Monte o motor elétrico de cabeça para baixo, em um suporte de montagem vertical em forma de "L", para que a borda do motor fique a 5 cm de distância da parte de baixo do "L". Use parafusos e arruelas de 1,3 cm. Monte uma polia de 5 cm na parte inferior do motor. Coloque o motor e o suporte em cima da madeira compensada, a 20 centímetros da outra polia que vem de cima do balde de metal. Coloque o cinto de 20 centímetros em uma das duas polias. Aperte-o puxando o motor e então parafuse a parte inferior do suporte em "L" para segurá-lo na peça de madeira. Use parafusos de 1,3 cm para montar o suporte na madeira compensada.

Passo 5

Coloque as telas de favo de mel dentro do balde de 19 litros. Agarre a madeira compensada montada, com as duas mãos, e abaixe o balde para dentro do barril. Prenda a madeira e o motor montado em cima do barril com quatro grampos de mão.

Passo 6

Ligue o motor. Conforme o balde gira, a força centrífuga puxará o mel para fora dos favos e se acumulará na parte inferior do barril para ser coletado.

Mais recentes

×