Como construir um gerador de campo magnético

••• nail image by Horticulture from Fotolia.com

Todo eletroímã gera campos magnéticos, e você pode construir um com alguns artigos simples da loja de eletrônicos. Os campos magnéticos são, basicamente, produzidos quando uma corrente passa por uma bobina elétrica de fio em espiral, em uma forma igual a uma mola comum de metal. O movimento intenso dos elétrons viajando pelo fio é o que cria o campo magnético. O campo pode ser reforçado se o fio for enrolado em um objeto cilíndrico de metal, como um prego de metal.

Passo 1

Coloque seus materiais em uma superfície não-condutora, como madeira ou concreto.

Passo 2

Enrole o fio de cobre o mais forte que puder ao redor do prego. Comece pela cabeça e vá enrolando o fio até alcançar o final do prego. Quanto mais voltas der, mais forte o gerador de campo eletromagnético será. Prenda o fio de cobre, de modo que fiquem as pontas dos cabos vindo da cabeça e da base do prego.

Passo 3

Conecte uma ponta do pedaço do fio isolado ao fio que vem da cabeça do prego. Ligue a outra ponta do fio a um dos eletrodos na fonte de energia variável.

Passo 4

Ligue uma ponta do outro pedaço de fio encapado ao fio vindo da base do prego. Conecte a outra ponta do fio isolado ao outro eletrodo da fonte variável de energia.

Passo 5

Coloque alguns clipes de papel próximo ao prego deitado na superfície onde você está trabalhando.

Passo 6

Ponha o mostrador da fonte de energia variável em 0 Volts. Conecte a fonte e ligue. Lentamente, aumente a voltagem e observe os clipes de papel. Você verá eles reagirem ao campo magnético vindo do prego tão logo o campo estiver forte o suficiente. Espere uma reação em voltagem relativamente baixa, talvez em 0,5 a 1,5 Volts

Mais recentes

×