×
Loading ...

Como construir moldes para uma calçada de concreto curva

Construir uma calçada em sua propriedade é uma forma econômica de embelezar os arredores da sua residência. É possível fazer uma calçada de concreto curva tão facilmente quanto uma reta. Tudo o que é necessário é um pouco de trabalho extra no planejamento. Como qualquer projeto de concreto, a preparação é a maior parte do trabalho.

Instruções

As calçadas curvas conferem charme à paisagem (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Decida onde irá construir a calçada nova. Meça o comprimento e a largura dela. Certifique-se de obter os alvarás necessários antes de começar a construção.

    Loading...
  2. Vá a uma loja de carpintaria para comprar os materiais. A maioria delas corta o compensado em tiras, se você solicitar. Para facilitar o transporte dos pedaços de madeira soltos, junte-os prendendo-os a uma peça de 60 x 120 cm. Enrole-os, formando um pacote.

  3. Faça um esboço da calçada. Amarre o cordão a algumas estacas para ajudar a ter uma ideia geral do projeto. Remova a grama. Cave uma profundidade suficiente para comportar o preenchimento, a rede de reforço e a espessura da calçada.

  4. Enfie uma estaca no início da calçada e outra no fim. Pregue a ponta de uma das tiras de compensado de 15 cm à primeira estaca. Coloque a tira no chão, no lugar onde você deseja posicionar um lado da calçada. Se o compensado não for muito flexível, diminua algumas curvas.

  5. Continue colocando as tiras e as estacas até que tenha um lado do molde da calçada pronto. Coloque as estacas cerca de 90 cm de distância uma das outras, ao longo da borda do molde. Pregue-as com pregos.

  6. Meça a largura da calçada. Continue com o mesmo processo anterior até que o molde esteja completo na segunda parte da calçada curva. Distancie-se e observe o projeto. Agora é hora de fazer qualquer mudança na largura ou na curvatura da calçada.

  7. Coloque uma tábua de 60 x 120 cm através dos moldes da calçada. Coloque o nível sobre ela. É necessário que a calçada seja o mais nivelada possível, mas também precisa haver a drenagem apropriada. Agora é hora de ajustar a altura dos moldes.

  8. Continue o projeto da calçada assim que os moldes estiverem em seus lugares. Coloque o preenchimento e a rede de reforço. Despeje o concreto.

Loading...

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Estacas de madeira
  • Cordão
  • Pedaços de compensado de 15 cm
  • Pregos para parede de gesso
  • Nível
  • Pedaços de tábuas de 60 x 120 cm
Loading ...
Loading ...