×
Loading ...

Como construir uma moldura de janela em uma janela de moldura única

Enquanto a maioria das janelas pode ser instalada ou substituída com opções prontas ou sob encomenda, algumas janelas de moldura única, como aquelas usadas ​​em teatros e galpões, são facilmente feitas a partir do zero. A moldura de uma janela de madeira simples poderá ser feita com madeira de estoque usando ferramentas comuns, em apenas algumas horas.

Instruções

Escolha uma madeira em linha reta para melhores resultados (lumber - wood image by Jeffrey Zalesny from Fotolia.com)

    Fazendo o parapeito e as molduras

  1. Meça a abertura da janela do topo para baixo, de um lado para o outro e de dentro para fora. Simule uma janela de 60 cm de altura, 60 cm de largura e 14 cm de profundidade. Ajuste as medidas ao tamanho da sua janela.

    Loading...
  2. Corte o parapeito e as peças da moldura nas madeiras de 2,5 cm por 15 cm e 2,5 por 10 cm, usando uma serra circular. Corte dois pedaços de 60 cm e dois pedaços de 56 cm na de 2,5 por 15 cm. Essas serão para o parapeito. Corte duas de 56 cm e duas de 52 cm na madeira de 2,5 cm por 10 cm. Essas serão para a moldura.

  3. Construa o quadro da moldura da madeira serrada de 2,5 cm por 15 cm. Crie um quadrado de 60 cm por 60 cm. Coloque a madeira na borda e use cola e pregos para fixar os cantos. As duas peças mais longas correrão horizontalmente ao longo da parte superior e da parte inferior, sobrepondo-se as peças verticais mais curtas de cada lado com 2 cm em cada canto.

  4. Repita o processo descrito na terceira etapa para construir o parapeito na madeira de 2,5 cm por 10 cm. A dimensão final deverá ser de 56 cm por 56 cm.

    Instalando o vidro

  1. Corte oito pedaços de madeira de 2,5 cm por 5 cm para o parapeito de vidro. Corte quatro de 52 cm e quatro de 48 cm.

  2. Coloque o parapeito plano sobre uma superfície resistente. Coloque os dois pedaços de 52 cm no quadro -- um contra a parte da frente e um contra o fundo, nivele em cima da mesa para que eles correspondam à extremidade traseira do quadro. Cole-o e pregue-o no lugar.

  3. Coloque as duas das peças de 48 cm no quadro -- um contra o lado direito e um contra o esquerdo. As suas extremidades deverão tocar as peças superior e inferior do parapeito de modo a formar uma armação interior, com uma abertura de 45 cm por 45 cm.

  4. Utilize uma massa de calafetar de silicone ao longo da face do interior do quadro de 2,5 cm por 5 cm para colar o vidro.

  5. Coloque o vidro em cima da massa de calafetar. O vidro deverá ser cortado 0,3 cm mais estreito e mais curto do que o quadro.

    Finalizando a janela

  1. Adicione o restante do parapeito de 2,5 cm por 5 cm ao interior do vidro, utilizando a massa de calafetar ao longo da face de cada peça que estará em contato com o vidro. Cole e pregue no lugar.

  2. Coloque o parapeito na abertura e pregue ou parafuse no lugar. Ajuste a moldura no parapeito de modo que a borda da frente esteja a 2,5 cm da borda em todas as quatro partes -- superior, inferior e duas laterais. Cole e pregue no lugar.

  3. Use a massa de calafetar em todas as emendas em ambos os quadros antes de adicionar o revestimento e fazer o acabamento exterior ao terminar a janela.

Loading...

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Madeira de 2,5 cm por 10 cm
  • Madeira de 2,5 cm por 5 cm
  • Madeira de 2,5 cm por 15 cm
  • Serra circular
  • Vidro de 0,5 cm cortado no tamanho adequado
  • Cola de madeira
  • Martelo e pregos ou compressor e grampeadora de pressão
  • Massa de calafetagem

Referências

Loading ...
Loading ...