Como construir um pêndulo de Newton

••• Photos.com/Photos.com/Getty Images

Construir um pêndulo de Newton, também conhecido como demonstrador newtoniano, é um projeto simples, para presentear alguém ou usar como uma apresentação ou uma explicação de conservação do momento e da energia. Necessitando apenas de alguns minutos de trabalho, o seu demonstrador newtoniano poderá ser simples ou decorativo, como preferir. Embora pêndulos de Newton sejam mais comumente utilizados ​​como itens de decoração, a sua função como um experimento científico da física não foi diminuída pelo tempo.

Instruções

Passo 1

Corte retângulos de todos os quatro lados da caixa de sapatos. Deixe cerca de 5 cm de espaço ao redor do topo e das laterais, de modo que você possa anexar os fios do pêndulo de Newton.

Passo 2

Meça cerca de 50 cm de fio para cada esfera. O pêndulo de Newton irá variar em tamanho, dependendo do tamanho da caixa de sapatos, corte um pedaço de fio que seja longo o suficiente para que você possa ajustá-lo antes de colá-lo na caixa.

Passo 3

Passe um pedaço de fio em cada esfera e dê voltas com o fio, de modo que as esferas fiquem firmes no meio do fio.

Passo 4

Meça o comprimento da caixa de sapatos usada ​​para o pêndulo de Newton e pendure um fio em toda a largura no centro, fixando as extremidades da cadeia para os lados opostos da parte superior da caixa de sapatos. Meça a largura de cada esfera e marque duas vezes a largura de cada lado da extremidade do fio da esfera.

Passo 5

Prenda as esferas restantes ao pêndulo de Newton, para que todas as cinco esferas fiquem em uma linha reta, na mesma altura e tocando uma na outra. Use cola quente nos fios na caixa, de modo que não se movam de onde você as colocou.

Mais recentes

×