Como construir sua entrada de carros de concreto

••• Comstock Images/Stockbyte/Getty Images

Fazer a sua própria entrada de carro feita de concreto é algo complicado e requer mais do que uma pessoa para se obter um resultado bom e rápido. Devido à imensa quantidade de concreto, será necessário alugar um caminhão, entre outros itens, mas o resultado com certeza terá valido a pena. Uma entrada de carro e uma calçada feitas de concreto serão duráveis e visualmente atrativas, e os próximos passos o ajudarão a completar esse projeto para sua casa.

Passo 1

Desenhe o projeto da sua via, certificando-se de que a obra não atrapalhará a estrutura da rua ou das casas ao seu redor. Projete a curva da via e como ela se unirá à estrada, bem como suas dimensões para acomodar os carros que possuir.

Passo 2

O próximo passo é o cálculo do concreto necessário para completar a obra projetada. Meça a largura e o comprimento da via, sendo comum a construção de vias de cerca de 4 m de largura e 10 cm de espessura de concreto.

Passo 3

Estime o custo da obra, totalizando a quantidade de concreto, outros materiais e ferramentas a serem compradas.

Passo 4

Considere o solo sobre o qual será construída a via. Se o solo for macio, adicione brita ou argila para torná-lo rígido o suficiente para suportar o concreto.

Passo 5

Construa o molde da sua via de compensado, com 2,5 cm de espessura cerca de 25 cm de altura a mais que a via (para maior fixação no chão quando o concreto for derramado), que se estenda ao longo de toda a via. Fixe pedaços de madeira ao chão encostados ao compensado para maior estabilidade e resistência.

Passo 6

Adicione material como pó de argila e brita para conferir maior resistência ao solo que suportará a via. Compacte onde necessário e concentre os esforços nas extremidades da via.

Passo 7

Crie a estrutura de aço reforçado com barras de aço de um lado ao outro da calçada, a cada 30 cm da mesma. Outra solução para conferir rigidez e evitar a fratura do concreto é adicionar polipropileno à mistura.

Passo 8

Com um caminhão misturador, derrame o concreto sobre o local da obra, espalhando-o na medida que for derramado. Utilize um pedaço de madeira ou rodo de obras para homogenizar a mistura na via e uma vassoura para o acabamento de superfície. Se necessário, aplique um composto químico à superfície do concreto com a finalidade de conferir maior resistência às trincas.

Mais recentes

×