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Como construir um triciclo reclinado

Triciclos reclinados combinam o conforto de um passeio descontraído com a estabilidade inerente do design de três rodas. Enquanto os preços dos triciclos reclinados comprados em lojas começam em torno de R$ 4.000 e podem ser muito mais caros, muito desse custo representa o trabalho envolvido na construção de um transporte desse tipo. O entusiasta amador com um conhecimento básico de design de ciclismo, soldagem, usinagem e geometria pode projetar um triciclo atraente que proporcione muitas horas de diversão. Aqueles que se lançaram nesse oficio, normalmente perceberam que esse processo de construção é viciante.

Instruções

Projetar seu próprio triciclo reclinado é um esporte por si só (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Selecione o metal para fazer a sua moldura. Esse processo é muito parecido com a escolha de um vinho, uma questão de opinião e gosto. O aço-carbono, alumínio e cromo-molibdênio são os três materiais mais utilizados. Cada um tem suas vantagens e desvantagens. O aço-carbono é o utilizado na maioria das vezes, já que é o mais barato e mais fácil de soldar, mas é também o mais pesado. O alumínio é mais leve, mas mais caro e exige mais habilidade de soldagem. O cromo-molibdênio é uma espécie de substituto em termos de custo, peso e dificuldade de soldagem.

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  2. Coloque uma roda única na frente e duas na parte traseira para reduzir o custo, peso e dificuldade de design. Contudo, os sistemas de duas rodas na frente e uma atrás tem um melhor tratamento, os seus sistemas de direção são o mesmo tipo de configurações de inclinação ou cambagem utilizadas em automóveis. Uma roda nos projetos de frente são semelhantes aos de direção de bicicleta.

  3. Abaixe o centro de gravidade e distribua mais peso para a roda ou rodas da frente para melhorar o manuseio do triciclo. No entanto, muito pouco peso na roda ou rodas traseiras podem causar problemas de frenagem e derrapagem em curvas difíceis. Geralmente, quanto menor a distância entre os eixos, mais carga será lançada para a parte da frente, mas quanto maior a distância entre eixos, mais suave o movimento. A relação ideal de roda dianteira-traseira é de 70 para 30, mas há menos necessidade de se preocupar com essas proporções quanto mais próximo ao chão o banco é colocado. Claro, a visibilidade e conforto devem ser considerados na colocação do assento.

  4. Ampliar o distanciamento entre as rodas para fazer um triciclo mais estável e fácil de orientar. Considere, porém, quanto espaço o veículo vai ocupar na estrada, e procure fazer um projeto que não ultrapasse um metro. Um sistema de guidão de bicicleta simples vai orientar um triciclo com apenas uma roda dianteira. Triciclos com duas rodas dianteiras exigem configurações de inclinação ou cambagem que exigem conhecimento das forças do pino mestre e pontos de contato.

  5. Para o desenho do quadro, encontre uma combinação adequada de distribuição de peso, centro de gravidade, distância entre eixos, trilha de roda, sistema de direção e configuração de quadro. Mantenha as correntes e assento em um plano horizontal.

  6. Faça as rodas maiores para tornar o movimento mais suave, mas as rodas maiores vão adicionar peso. Geralmente usam-se rodas com aros 20 a 26 da BMX. Em um sistema de roda única traseira, uma roda traseira menor proporcionará maior resistência.

  7. Selecione assentos para o conforto, eficiência e estilo. Assentos rígidos fornecem energia de forma mais eficiente, mas os assentos de malha são considerados mais confortável, enquanto algumas pessoas optam por algo mais selvagem, ostentando grandes tronos. Por último, muitos dos componentes de um triciclo reclinado, como as correntes, desviadores e freios são mais simplesmente compostos de peças de bicicletas convencionais.

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Dicas

  • Pilotos mais experientes podem optar por distâncias mais curtas entre eixos que fornecem manuseio mais rápido, mas menos estabilidade. Os iniciantes devem começar com distâncias entre eixos de um metro ou mais.
  • Após o seu primeiro triciclo reclinado, tente algo exótico, como modelos com direção de roda traseira ou volantes.

Aviso

  • Sempre tome as devidas precauções quando soldar. Use equipamento de segurança e de solda em um local bem ventilado.

O que você precisa

  • Tubos de metal
  • Maçarico de oxiacetileno
  • Rodas de bicicleta
  • Assento
  • Correntes de bicicleta
  • Desviadores
  • Freios

Referências

Recursos

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