Como controlar os odores de um coelho de estimação

••• rabbit image by Han van Vonno from Fotolia.com

Um coelho macho pode ser um animal de estimação maravilhoso e companheiro, mas os odores que vêm com ele são muitas vezes desagradáveis. Como qualquer animal, os coelhos necessitam de cuidados e atenção constantes. Deve-se escová-lo regularmente e cuidar do seu habitat ou os odores ruins irão se espalhar pela casa. Você pode tomar algumas medidas para evitar que isto se torne um problema.

Passo 1

Lave a caixa de areia do coelho completamente quando você limpá-la. Pode-se considerar dar-lhe uma lavagem de vinagre branco para evitar que os resíduos se acumulem, o que pode levar ao odor. Lave a parte inferior da caixa também, pois ela pode pegar sujeira e cheiro. Limpe-a todos os dias. Forre a caixa com jornal para tornar o trabalho mais fácil.

Passo 2

Confira debaixo ou ao redor da caixa por urina, e limpe-a imediatamente se você encontrar. Novamente, use vinagre branco e água para lavar a área exaustivamente para evitar que todos os odores se espalhem.

Passo 3

Esterilize ou castre o seu coelho. Além de ter outros benefícios, isso irá evitar que ele urine em todos os lugares. A urina e as fezes destes animais esterilizados e castrados possui menos odor, de acordo com a Universidade de Miami.

Passo 4

Mantenha o coelho em uma gaiola de arame para promover a ventilação e facilitar a limpeza. Mantenha ela longe de aberturas ou radiadores.

Passo 5

Anexe os recipientes de comida e água dele na gaiola, pois ele irá contaminar ou tombar os pratos no chão do recinto e encharcar a cama.

Passo 6

Os coelhos perdem pelo a cada três meses, então escove-o regularmente para reduzir a quantidade de pelo que ele irá ingerir.

Mais recentes

×