Como tirar ratos de seu esconderijo

A chave para encontrar um rato fujão é atraí-lo para fora de seu esconderijo

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Embora muitas pessoas procurem o lugar mais alto para ficar quando um rato em fuga passa por seus pés, outras dão as boas-vindas a essas criaturinhas em suas casas. Aqueles que venceram o fator repugnância, descobriram que um rato doméstico como animal de estimação é limpo, leal e afeiçoado. Como são inteligentes, muitas vezes eles encontram maneiras de fugir de suas gaiolas. Depois de descobrir que o seu rato está ausente, será necessário tirá-lo de seu esconderijo para que não se machuque.

Step 1

Verifique o banheiro e procure o rato perdido. Depois de determinar que ele não está ali, mantenha no banheiro os animais de estimação que possam causar dano ao rato.

Step 2

Deixe a gaiola aberta no caso do rato estar faminto e desejar voltar para casa.

Step 3

Chame o rato pelo nome. Como os ratos formam laços emocionais com seus proprietários, ele pode sair ao ouvir o som de sua voz. Sua voz também o acalmará, assim terá menos receio de sair do esconderijo.

Step 4

Vasculhe o quarto onde se encontra a gaiola e, então, procure de aposento em aposento da casa. Feche os quartos depois de afastar a mobília e verificar cantinhos e fendas.

Step 5

Coloque pratos com a comida ou iguaria favorita de seu rato perto da gaiola. Ponha pequenas quantidades — cerca de 1 colher de sopa — de alimento que os ratos gostam, como macarrão cozido, fígado cozido, feijões cozidos, biscoitos de cães, arroz integral ou vegetais nas proximidades dos locais de esconderijo em potencial. Espera-se que o cheiro de comida o faça sair de seu esconderijo.

Step 6

Coloque um pratinho com água em áreas facilmente visíveis no caso de seu rato estar sedento por estar correndo por ali.

Step 7

Desloque a gaiola para um local provável de esconderijo. O rato pode sentir o cheiro de sua casa e sair do esconderijo.

×