Como cortar cristal de quartzo

Aglomerado de cristais de quartzo

gontar istockphoto#7259877

O cristal de quartzo é dióxido de sílica (SiO2) cristalizado. Os cristais de quartzo são bastante duros, em torno de 7 na escala de Moh, apenas abaixo do diamante que, juntamente com o pó de silicato, torna esses cristais difíceis de serem cortados. A maioria dos cristais de quartzo são pequenos e com pontas piramidais. Geralmente um dos lados é quebrado do aglomerado, deixando pontas grosseiras. Para usar esses cristais em jóias, essas pontas precisam ser cortadas. Isso pode ser feito com proteção e as ferramentas certas.

Step 1

Use roupas protetoras e equipamentos de segurança. Mantenha seu local de trabalho bem ventilado. Coloque o cristal no torno de forma que a área que deseja cortar esteja acessível no lado mais próximo a você (se possível) e com o couro entre o metal do torno e a pedra. Esta deve estar firmemente segura, mas não tão apertada a ponto de se quebrar.

Step 2

Coloque óleo mineral no seu cristal.

Step 3

Segure firmemente sua serra giratória, de modo que a lâmina faça contato com o cristal. Não empurre a lâmina: permita que esta trabalhe por você. Remova a lâmina com frequência para evitar que superaqueça. Adicione óleo quando necessário.

Step 4

Gire o cristal no torno se for maior que o raio de sua lâmina ou se a ferramenta ficar muito lenta na pedra.

Step 5

Mude sua lâmina para um polidor de diamante para limpar os cantos quando o corte estiver terminado. Ir de um polidor mais áspero para um de menor aspereza alisará e polirá progressivamente seu cristal.

Step 6

Passe o aspirador por todo o pó de silicato e não remova sua máscara até estar do lado de fora do ambiente. O pó de silicato é muito perigoso para se aspirar. Lave seu cristal com água e sabão antes de manuseá-lo.

×