Como cortar uma laje de concreto

Cortar uma laje de concreto é barulhento e gera muita poeira, mas é um trabalho que um proprietário pode fazer em um curto período de tempo com o equipamento adequado. Você pode alugar as ferramentas necessárias em muitos centros de materiais para casa a um custo razoável.

Passo 1

Determine a serra adequada para usar no trabalho. Para lajes menores, uma serra portátil com lâmina de corte de 30 ou 35 cm vai funcionar bem a uma profundidade de 10 a 12 cm. Para cortes mais longos ou mais profundos, é necessário uma serra de carregar nas costas. Muitas lojas locais alugam este equipamento para os proprietários.

Passo 2

Limpe a área de trabalho. Cortar concreto é um trabalho que gera muita poeira e até mesmo a mais leve brisa espalhará a poeira.

Passo 3

Use giz para marcar a linha a ser cortada. Se o corte precisa ser mais preciso, você pode querer traçar sobre a linha de giz com um marcador. Isso faz com que a linha seja muito mais fácil de ver e impede que ela seja lavada pela água de resfriamento.

Passo 4

Prenda a mangueira para a montagem na serra de concreto. Ligue a água na mangueira, mas deixe a válvula na serra fechada, por enquanto. Serras de concreto têm uma lâmina com ponta de diamante, que necessita de água para um resfriamento adequado.

Passo 5

Coloque seus óculos de segurança e protetor de ouvido e ajuste-os.

Passo 6

Ligue a serra e abra a válvula de água até a metade.

Passo 7

Comece o corte e ajuste o fluxo de água para mantê-la no corte o tempo todo.

Passo 8

Cortar apenas um ou dois centímetros de profundidade de cada vez é mais fácil, se você tiver uma serra portátil. Corte numa profundidade rasa, talvez 1,2 a 1,5 metros, e, em seguida, volte ao início e corte mais fundo. Serras de carregar nas costas lidam com toda a profundidade facilmente, então cortar em estágios não é necessário.

Passo 9

Quando o seu corte estiver completo, desligue primeiro e serra e, depois, a água.

Mais recentes

×