×
Loading ...

Como cortar um passe-partout

Passe-partouts dão a cada quadro um visual único e evitam que a imagem entre em contato com o vidro. Várias lojas especializadas em molduras e papelaria vendem passe-partouts pré-cortados. Entretanto, o material também pode ser encontrado em lâminas que você mesmo pode cortar. Profissionais usam um cortador de papel apropriado, que resulta em um corte exato e impecável, mas o equipamento não é necessário. Uma alternativa mais barata e realista para quem quer fazer o projeto em casa é usar um estilete e uma régua.

Instruções

Estiletes fazem cortes precisos em passe-partouts (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Vire o passe-partout de cabeça para baixo sobre uma mesa. Use a régua para marcar as dimensões da moldura no material. Por exemplo, se você estiver emoldurando uma imagem medindo 20 cm por 25 cm, marque essas medidas no passe-partout.

    Loading...
  2. Coloque a régua sobre o passe-partout, unindo as duas marcas. Coloque a ponta de um estilete junto à régua e use-a como guia para fazer o primeiro corte. Vire o passe-partout, posicione a régua entre duas novas marcas e faça um novo corte. Continue até terminar todos os cortes.

  3. Subtraia o comprimento e a largura da imagem do comprimento e da largura do passe-partout. Por exemplo, se a imagem que você deseja emoldurar no passe-partout de 20 cm por 25 cm medir 12 cm por 17 cm, subtraia 12 de 20 e 17 de 25 para obter 8 cm.

  4. Divida a medida obtida no Passo 3 pela metade e adicione 3 mm. Por exemplo, 8 cm dividido por 2 resulta em 4 cm; mais 3 mm, resulta em 4,3 cm. Com o passe-partout de cabeça para baixo, meça 4,3 cm (ou seja qual for a medida que você obteve em seus cálculos) em cada borda. Coloque as duas marcas das medidas ao longo de cada borda para que você possa alinhar facilmente a régua e fazer uma linha reta.

  5. Use a régua para traçar linhas retas ao longo de cada borda do passe-partout, formando um retângulo. Coloque a régua sobre uma das linhas e use o estilete para cortar ao longo dela. Não passe dos cantos do retângulo. Repita nas três linhas restantes e remova o retângulo.

Loading...

O que você precisa

  • Régua
  • Estilete

Referências

Loading ...
Loading ...